Praia Grande recebe limpeza nos canais para retirada de detritos

Os canais são importantes equipamentos para o bom funcionamento da drenagem de águas pluviais da cidade, evitando assim problemas urbanos como, por exemplo, o acúmulo de água em vias. Por isso, a Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb) de Praia Grande realiza constantes manutenções nestes locais, seguindo cronograma de trabalho para que cada equipamento volte a receber a ação a cada três meses no máximo.

Atualmente, os trabalhos estão concentrados no canal da Avenida Ministro Marcos Freire (marginal à Via Expressa Sul), na altura do Bairro Quietude e no canal da Rua Milton de Oliveira, Bairro Melvi.

Nos locais estão sendo realizadas a limpeza do fundo do canal e a retirada de detritos e matos dos taludes. No caso do canal da Via Marginal, os trabalhos são realizados de forma manual, com o auxílio de maquinário para a retirada dos materiais retirados. Para o serviço é realizado o bloqueio parcial temporário da via, não atrapalhando o tráfego total da avenida. A previsão é que os trabalhos no local sejam finalizados em 15 dias.

Já no caso do canal do Melvi, a limpeza das laterais tem como objetivo evitar assoreamentos. “Com isso impedimos que os detritos caiam da margem em direção ao canal, obstruindo o escoamento e fluxo da água”, afirmou a diretora da Divisão de Manutenção de Vias, Francisca Iraci do Nascimento. Os trabalhos no Melvi devem ser finalizados até a próxima quinta-feira (11), quando será iniciada a manutenção no canal da Avenida Ilda Rosa de Cunha, no Bairro Ribeirópolis.

Nascimento destacou ainda que a colaboração da população para a conservação da limpeza nestes locais é essencial. “Para se ter uma ideia, dentre os itens encontrados nos canais geralmente estão sacos plásticos, garrafas pet, pneus, latas de refrigerante e entulho. Ao não jogar detritos nas ruas a população está impedindo que estes materiais sejam carregados pela chuva, entupindo bocas-de-lobo e obstruindo canais, causando assim pontos de acúmulo de água e alagamentos”.

Foto: Divulgação

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *