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Brasil / Economia

Como obter sucesso no e-commerce?

O mercado de e-commerce é enorme, mas reverter em vendas os acessos que possuem, é um dos grandes desafios do setor. Por isso, apesar de ser uma tendência, a concorrência do e-commerce é forte e quem não souber se preparar acaba ficando pelo caminho.

“Em datas sazonais √© muito comum o e-commerce ter um bom desempenho nas vendas, mas fora dessas √©pocas √© preciso saber girar o caixa. O primeiro passo para isso √©¬†tornar um site mais naveg√°vel, de f√°cil acessibilidade”, afirma Lucas¬†Buffo, CIO da Flores Online.

Segundo Buffo, a usabilidade do site precisa ser limpa para que o cliente tenha uma experiência agradável ao usar o e-commerce e claro, ter uma comunicação clara e simples.

Proporcionar experi√™ncias diferenciadas aos visitantes, com uma estrutura visual e funcional da interface √© importante principalmente se ela for constru√≠da com base em pesquisas dos usu√°rios. Por isso, durante a cria√ß√£o do novo site da¬†Flores Online¬†esta foi apenas uma das preocupa√ß√Ķes. “√Č preciso conquistar o cliente, mostrar que √© um site responsivo e confi√°vel, principalmente para quem acessa pela mobile e, facilitando tamb√©m¬†loggin¬†e pagamento”, conta o empres√°rio.

Para impulsionar o e-commerce √© preciso oferecer ao consumidor o que ele realmente quer, e n√£o o que a loja quer vender. Para garantir fluxo de vendas fora de datas sazonais, promo√ß√Ķes e lan√ßamentos s√£o dois importantes aliados.

“Conhecer o consumidor √© a chave do sucesso. As pessoas compram flores todos os dias, sejam para decorar a casa ou para presentear algu√©m especial. Com isso em mente, conseguimos saber quais flores t√™m maiores¬†procurar,¬†quais combina√ß√Ķes de cestas e presentes fazem sentido para aquele m√™s etc. Produtos novos tamb√©m √© uma estrat√©gia interessante, tendo em vista que o novo sempre desperta curiosidade”, explica¬†Buffo.

Por tr√°s de todo e-commerce de sucesso existem, tamb√©m, tecnologias que garantem seguran√ßa nas transa√ß√Ķes online. “Para a finaliza√ß√£o da compra, integramos o¬†loggin¬†com o¬†facebook, tornando o processo de cadastro mais simples e r√°pido. E para controlar o pagamento das floriculturas parceiras, utilizamos a tecnologia¬†blockchain¬†que torna as transa√ß√Ķes mais seguras”, afirma.

Outro ponto fundamental √© estar atento √† log√≠stica da entrega destes produtos. “Quando falamos de flores, por exemplo, estamos lidando com¬†sentimentos e √© preciso atender as expectativas. Precisamos pensar na qualidade do produto, no tempo de entrega etc. Temos uma rede com mais de 4 mil floriculturas parceiras em todo o pa√≠s que atuam garantindo excel√™ncia em todas as etapas”, finaliza.