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Brasil / Economia

Como se inspirar no Natal para administrar a sua empresa

O¬†Papai Noel √© uma das maiores representa√ß√Ķes do Natal e isso tem in√≠cio nas fantasias de inf√Ęncia. Afinal, a primeira imagem que vem √† mente quando o Natal √© mencionado √©, justamente, o bom velhinho com suas roupas vermelhas no comando de um tren√≥ puxado por renas.

Pensando em como o bom velhinho pode ser um bom modelo de gest√£o, o conselheiro independente de empresas e s√≥cio-propriet√°rio da Exxe Consultoria, Marcos Sardas, listou cinco li√ß√Ķes que podemos aprender com o velho Noel para administrar uma empresa:

Tenha uma visão macro de seu negócio

√Č preciso ter uma estrutura excepcional para conseguir receber as cartas de todas as crian√ßas do mundo, l√™-las, organizar os pedidos, separ√°-los um por um e coordenar toda a log√≠stica de entrega. Seja a sua empresa grande ou pequena, √© sempre importante verificar o andamento de todas as √°reas: financeiro, recursos humanos, comunica√ß√£o, jur√≠dico, vendas, entregas, etc. Por mais que delegue as devidas fun√ß√Ķes, um bom gestor precisa estar a par da empresa como um todo.

Escolha bem as lideranças

Em vários filmes sobre o Natal é retratado que o Papai Noel tem uma rena principal, na qual ele confia muito. Esta é a líder das companheiras e as guia pelos caminhos das entregas dos presentes. O famoso Rudolph (ou Rodolfo, como é chamado no Brasil), é o tipo de líder que a sua empresa precisa ter. Um líder inspira a equipe, mantém o setor organizado e é confiável. Observe seu quadro de funcionários. Quais são os empregados com mais anos de casa? Quais são os que mais deram ideias criativas para a renovação da empresa? Que participa ativamente no dia a dia e faz a diferença e tenha interesse de ocupar este cargo?

Marcos Sardas explica melhor esta fun√ß√£o: “Um l√≠der traz ideias novas, experi√™ncias vividas em outros segmentos e isso √© muito importante para que a empresa passe a enxergar o seu neg√≥cio com uma amplitude maior e n√£o especificamente apenas dentro de seu espectro”.

Motive sua equipe

Engana-se quem acha que o Papai Noel faz o Natal de v√°rias crian√ßas acontecer sozinho. √Č explicado em v√°rias lendas e hist√≥rias que ele conta com a ajuda dos duendes na fabrica√ß√£o dos brinquedos e das renas na hora das entregas. Para tudo isso dar certo anualmente, certamente o bom velhinho deve motivar muito toda a equipe.

Em uma empresa √© importante que os funcion√°rios sintam-se bem no ambiente de trabalho e gostem de trabalhar l√°, assim, tudo funcionar√° mais eficazmente e at√© de forma mais √°gil. “√Č importante privilegiar a empresa, a sobreviv√™ncia do neg√≥cio, a qualidade de trabalho e o clima dentro da organiza√ß√£o. Essas quest√Ķes s√£o priorit√°rias a interesses de um ramo”, explica Sardas.

Fique atento aos prazos

Como Noel consegue entregar milhares de presentes no mundo todo em uma √ļnica noite? Ele sabe muito bem dos prazos e se prepara com anteced√™ncia para ter tempo de sobra para lidar com todo o processo de distribui√ß√£o que envolve desde a separa√ß√£o at√© a escolha das rota ideais para cada resid√™ncia do mundo.

Em uma empresa, uma das coisas que pode gerar uma grande instabilidade na equipe √© n√£o ficar atento aos prazos. √Č preciso examinar cada demanda e estabelecer um deadline limite um pouco antes da data final. Assim, caso seja necess√°rio um tempo extra para alguns ajustes finais, n√£o interferir√° no prazo. Trace com a sua equipe a melhor estrat√©gia para todos. Fazer isso permite que voc√™ garanta a qualidade das tarefas realizadas e ainda evite confus√Ķes no futuro.

Tenha foco no cliente

Cada crian√ßa tem um pedido especial no Natal que pode ser desde uma bola a um celular. Al√©m de uma boa gest√£o para saber de quem √© cada presente, √© preciso fazer a entrega corretamente. Para isso, o bom velhinho precisa ter uma boa no√ß√£o de quem s√£o seus ‘clientes’.

De acordo com Sardas, um gestor precisa ter algumas respostas claras e precisas para perguntas como: Quem são nossos clientes? Quais os critérios que foram utilizados para classificá-los dessa forma? Entendemos as suas necessidades e prioridades atuais e se elas estão em mutação?

“N√£o resta d√ļvida de que existe uma limita√ß√£o clara para saber quais ser√£o as demandas futuras. Contudo, grande parte do que est√° por acontecer √© sinalizado e conhecido atrav√©s da an√°lise e da percep√ß√£o do foco do cliente. Discernir sua demanda latente e como ela pode mudar √© o melhor farol para sinalizar o que est√° por vir. Na era do cliente ativo, n√£o h√° outra maneira de vencer”, finaliza o especialista.