PUBLICIDADE

Brasil / Economia

Conhe√ßa maneiras inteligentes de usar o 13¬ļ

Com o fim de ano vem as expectativas para o 13¬ļ sal√°rio. Por√©m √© comum que as pessoas tenham d√ļvidas sobre a melhor maneira de aplic√°-lo.

Para ajudar nesse sentido, o Coach e Consultor Financeiro Claudio Munhoz, que atende pelo¬†GetNinjas,¬†maior aplicativo de contrata√ß√£o de servi√ßos da Am√©rica Latina, separou cinco sugest√Ķes de uso para o 13¬ļ. Confira abaixo:

Para quitar dívidas:

Antes de escolher entre quitar dívida atuais e as que virão, é necessário se atentar às taxas de juros das dívidas. Segundo Claudio, é preferível quitar aquelas que têm as maiores taxas. Apesar do receio da vinda do IPTU, IPVA e dos demais gastos do começo do ano, o profissional pontua que são despesas programadas, ou seja, ainda não são dívidas. Para que não se tornem, é preciso ter organização e planejamento financeiro.

Como investimento:

O 13¬ļ pode ser usado tamb√©m como pontap√© inicial para um investimento. Por√©m, antes de qualquer atitude, Claudio recomenda que o investidor iniciante conhe√ßa seu perfil, se √© conservador, moderado ou arrojado e, a partir disso, monte uma carteira de investimentos. Ao fazer isso, a pessoa garante aplica√ß√Ķes condizentes com suas expectativas e estilo de vida. Os mais conservadores podem investir em Renda Fixa, como Tesouro Direto ou CDBs. J√° aqueles com um perfil mais moderado podem apostar em Fundos de Investimentos. Por fim, os mais arrojados podem arriscar em a√ß√Ķes na bolsa de valores.

Como reserva de emergência:

O desemprego fez com que muitos brasileiros pensassem na import√Ęncia de uma reserva. Para aqueles querem fazer o “p√© de meia”, o 13¬ļ pagamento pode ser usado para inaugurar o montante. Mas al√©m da reserva da quantia, Claudio faz outras recomenda√ß√Ķes. Segundo o profissional, √© interessante aplic√°-la no Tesouro Direto. Tais aplica√ß√Ķes s√£o recomendadas por conta do prazo de resgate curto, ideal para situa√ß√Ķes de urg√™ncia.

Para empreendimentos:

A quantia pode ser utilizada tamb√©m para come√ßar a empreender um neg√≥cio de pequeno porte. Al√©m do investimento financeiro inicial, Claudio recomenda que os empreendedores fa√ßam um detalhado plano de neg√≥cios e um plano financeiro (“valuation”) para evitar obst√°culos futuros e n√£o comprometer o sucesso do pr√≥prio neg√≥cio.

Para o lazer:

Ap√≥s um ano inteiro de trabalho e estudos, √© tentador usar o 13¬ļ pagamento para viajar ou para comprar presentes para entes queridos. Por√©m, o receio de ter d√≠vidas faz com que muita gente cancele as atividades de lazer. Para que isso n√£o aconte√ßa, Claudio recomenda um planejamento antecipado e que as compras sejam feitas √† vista. Por fim, o profissional aconselha que as pessoas juntem dinheiro para depois ir √†s compras e n√£o utilizem apenas o dinheiro do 13¬ļ para esta finalidade.