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Brasil / Economia

Movimento no Gale√£o em maio deve ser 17% maior que em abril

Alta se deve à expansão da malha aérea essencial acordada com a Anac

 

Mesmo em meio à pandemia de covid-19, que restringiu viagens em todo o mundo, o Aeroporto Internacional Tom Jobim РRIOgaleão prevê aumento de 17% na movimentação em maio, na comparação com abril, graças à expansão da malha aérea essencial acordada com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Ao todo estão previstos 213 voos, contra 182 no mês passado. Desse total, 205 voos serão domésticos e oito internacionais.

A malha a√©rea essencial foi¬†negociada entre empresas a√©reas e o governo¬†para garantir que nenhum estado brasileiro fique sem liga√ß√£o a√©rea, durante as restri√ß√Ķes de movimenta√ß√£o impostas pelo novo coronav√≠rus.¬†Essa malha seguir√° vigente no m√™s de maio.

Em abril, o aeroporto do Rio de Janeiro experimentou queda de 96% no total de voos domésticos e internacionais, na comparação com o mesmo período do ano passado.

Pousos e decolagens

A concessionária RIOgaleão, que administra o aeroporto, explicou hoje (5) que serão efetuados, em média, sete pousos e decolagens por dia, com movimentação em torno de 820 passageiros. Em maio, deverão passar pelo aeroporto cerca de 25,3 mil passageiros.

O mês começa com malha similar à operada em abril, com 20 voos semanais da GOL Linhas Aéreas para o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e um voo semanal da Air France para Paris.

A partir do dia 22 de maio, será acrescido um voo internacional da TAP para Lisboa e, a partir do dia 24, se somarão cinco voos semanais da GOL para Fortaleza, e três voos semanais, também da Gol, para cada uma dessas capitais: Florianópolis, Natal, Recife e Salvador.

O pico na movimentação é esperado para o dia 27 de maio, totalizando 1.628 passageiros.

Limpeza e desinfecção

Desde o in√≠cio do isolamento social decretado pelas autoridades para combate √† pandemia do novo coronav√≠rus, o RIOgale√£o adotou medidas de enfrentamento √† covid-19, que incluem a√ß√Ķes de treinamento e preven√ß√£o com a comunidade aeroportu√°ria, empresas de ‘ground handling’ (todos os servi√ßos prestados em terra para apoio √†s aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio) e prestadores de servi√ßos.

A concessionária mantém foco na limpeza e desinfecção dos espaços, de modo a garantir que o aeroporto seja um local seguro e limpo para a circulação de passageiros e comunidade aeroportuária. São intensificados ainda procedimentos e capacitação de profissionais, com a mesma finalidade.

 

 

Fonte: Agência Brasil

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil