PUBLICIDADE

Brasil / Economia

Trabalho remoto exige organização e disciplina

Para alguns profissionais o home office já fazia parte do seu dia a dia. Já para outros a “novidade” se integrou a sua rotina. Tudo isso para que empresas e trabalhadores sigam as orientações das autoridades sanitárias para que fiquem em casa. A medida é essencial para barrar a transmissão da doença e manter empregos e negócios. Mas, como se adaptar?
“O trabalho de casa é a melhor opção neste momento”, afirma Ricardo Alves, consultor de carreira do Cedaspy, rede de escolas de capacitação para o mercado de trabalho. O especialista comenta que as mudanças não podem afetar totalmente o cotidiano dos trabalhadores, que precisam se adaptar para manter o ritmo de trabalho o mais próximo do normal. “Profissionais das áreas administrativa, financeira, marketing e conteúdo conseguem desenvolver suas atividades de qualquer lugar”, diz.

Como se organizar

O home office exige comprometimento e organização. É importante manter as atividades bem próximas do cotidiano dentro da empresa. A carga horária deve ser mantida, bem como as ações e entregas diárias.
Antes de iniciar o trabalho remoto, é preciso avaliar, junto com a empresa, a infraestrutura necessária para o desempenho da função fora do ambiente corporativo. Se for preciso, leve para casa computador, internet móvel e objetos utilizados no dia a dia.
“Neste formato, é importante separar a vida pessoal da profissional. Escolha o ambiente mais tranquilo da casa para trabalhar, de preferência um local isolado e sem interferência externa. Isso é essencial para atender ou fazer ligações de voz ou vídeo, por exemplo”, finaliza o consultor.

Reserve um espaço da sua casa para o trabalho remoto

Dicas para trabalhar de casa

– Escolha um lugar calmo e arejado para trabalhar;
РSe ṇo puder se isolar, avise os demais moradores previamente sobre as mudan̤as no cotidiano da casa;
– Esteja completamente disponível no mesmo horário em que presta serviço na empresa;
– Certifique-se que a internet da sua casa tem capacidade para o trabalho;
РCompare seus equipamentos eletr̫nicos com os que voc̻ usa no trabalho. Se for o caso, leve para casa computador, modem e o que mais precisar;
– Não trabalhe de pijama! Vista-se adequadamente – isso vai ajudar a entrar no clima do trabalho.

Fotos: reprodução/internet