PUBLICIDADE

3.0 - BRASIL

Insatisfação com salário atinge 40% dos profissionais

Os profissionais com n√≠vel superior atualmente empregados acreditam que merecem ganhar mais! 34% est√£o insatisfeitos com o atual sal√°rio e 6% est√£o muito insatisfeitos. √Č o que aponta o¬†√ćndice de Confian√ßa Robert Half (ICRH).

O principal motivo da insatisfa√ß√£o para 43% dos entrevistados √© o fato de realizarem mais fun√ß√Ķes ou terem mais responsabilidades do que o previsto na contrata√ß√£o. Al√©m disso, 22% avaliam que recebem menos do que a m√©dia do mercado e 11% recebem menos quando se comparam a pessoas com o mesmo cargo dentro da empresa. Outros motivos ainda s√£o a falta de benef√≠cios n√£o-financeiros (7%) ou horas trabalhadas acima do acordado (4%).

A Robert Half separou cinco recomenda√ß√Ķes para voc√™ que deseja obter um aumento salarial em 2020:

1) Marque um hor√°rio com seu chefe e escolha um local apropriado

Reserve um horário na agenda de vocês e escolha um local apropriado Рsem muito barulho ou inquietação. O importante é chegar com argumentos fortes, que demonstrem o seu valor para a companhia.

2) Saiba quanto você quer ganhar

Pesquise quanto o mercado paga para profissionais que ocupam cargos como o seu Рpara isso, você pode consultar o Guia Salarial da Robert Half Рe chegue para a conversa com um valor em mente.

3) Prepare bons argumentos

Destaque suas principais realiza√ß√Ķes profissionais. A autoconfian√ßa revela que voc√™ conhece a import√Ęncia do seu trabalho para a estrat√©gia da empresa.

4) Mostre que você se importa com a empresa

Diga ao seu chefe que gosta de trabalhar na empresa e que quer continuar trabalhando onde está. A conversa deve ser amigável e não pode parecer uma ameaça de que você deixará o cargo caso não consiga o que quer.

5) Tenha um plano B

Se os negócios não vão bem, dificilmente você terá um aumento. Nesse caso, vale perguntar para o seu chefe sobre a possibilidade de outros benefícios, como flexibilidade para trabalhar de casa, incentivo para cursar um MBA ou a chance de representar a empresa em conferências do setor.

E voc√™, empregador, ser√° que paga um valor competitivo para seus colaboradores? Para te ajudar a ver a m√©dia salarial de cargos em oito √°reas diferentes, a empresa elaborou o¬†Guia Salarial 2020.¬†Os sal√°rios s√£o divididos em quatro faixas determinadas pelo n√≠vel de qualifica√ß√£o e experi√™ncia do candidato, complexidade de seu cargo ou ind√ļstria, setor de atua√ß√£o ou demanda dessa posi√ß√£o no mercado.

“Para ser valorizado, o profissional deve investir em suas habilidades t√©cnicas e comportamentais, ou¬†soft skills, al√©m de manter-se atualizado quanto √†s tend√™ncias em tecnologia”, aconselha Fernando Mantovani, diretor geral da empresa no Brasil. Veja cinco benef√≠cios de pagar aos funcion√°rios um sal√°rio competitivo:

1) Manter um engajamento alto

Oferecer um salário competitivo é uma maneira tangível de demonstrar seu compromisso em cuidar de sua equipe e é provável que seja retribuída com trabalho duro e engajamento, mesmo em tempos difíceis.

2) Reduzir a rotatividade de sua equipe

Se os funcionários não estão recebendo uma remuneração competitiva em relação ao mercado, a decisão de sair pode ser fácil. Às vezes, isso se torna um efeito de bola de neve, onde outros funcionários começam a revisar seu próprio salário e a considerar outras oportunidades de emprego.

3) Atrair os melhores talentos

Oferecer um salário competitivo desde o início vai ajudar a atrair os melhores talentos para o seu negócio. Pagar pouco pode trazer economia de dinheiro a curto prazo, mas vai prejudicar seus negócios e custar mais caro a longo prazo.

4) Mostrar que valoriza sua equipe

Voc√™ deve investir para que eles sintam que s√£o membros valiosos de sua equipe. Existem v√°rias maneiras de fazer isso, como promo√ß√£o de treinamento ou pagamento de b√īnus anuais.

5) Calcule o custo-benefício

√Č importante considerar se as atitudes e as entregas do funcion√°rio s√£o satisfat√≥rias. Pergunte-se se o conjunto de habilidades do seu colaborador corresponde ao sal√°rio ou se ele merece um aumento.