PUBLICIDADE

Estado / São Paulo

Dia do Desafio deste ano será totalmente online

Hoje (27) a 26ª edição do Dia do Desafio, tradicional evento mundial voltado para o combate ao sedentarismo e incentivo à pratica coletiva de atividades físicas e esportes em diferentes locais e espaços públicos, será realizada de um jeito bem diferente em relação às edições anteriores, sem competições entre as cidades e com atividades não presenciais, com foco nas redes sociais. Está sendo realizado em formato online para garantir a segurança da população e o cumprimento das medidas de distanciamento social em vigor.

O Sesc São Paulo, que coordena o Dia do Desafio no continente americano, vem reforçando o convite às cidades que integram a campanha, assim como incentivando novos municípios e entidades a participar. Há o incentivo de que as pessoas utilizam em suas redes sociais as hashtags #DiaDoDesafio e #JuntosNoDiadoDesafio.

“Com o protagonismo compartilhado com instituições públicas e privadas, nesta data forma-se uma rede de pessoas que abraçam o desafio de oferecer oportunidades de tornar a vida de todos mais ativa. Cria-se então um cenário que favorece a motivação para a adoção de hábitos saudáveis na rotina, essenciais na promoção do bem-estar social e na melhora da qualidade de vida da população. Esses são os princípios da ação do Sesc”, ressalta o diretor do Sesc São Paulo, Danilo Santos de Miranda.

O perfil @esportesescsp no Instagram já tem uma série de dicas e sugestões para os vídeos dos participantes. O Sesc São Paulo já postou na conta várias aulas produzidas por educadores e educadoras para inspirar as pessoas.

No site diadodesafio.org.br, na aba Downloads, está publicada a Identidade Visual desta edição com vários modelos para os participantes publicarem suas programações de esportes e atividades físicas no Facebook, Instagram, Twitter e até WhatsApp.

SOBRE O DIA DO DESAFIO:

Ao longo dos últimos 25 anos, o Dia do Desafio, coordenado mundialmente pela TAFISA – The Association For International Sport for All e, no Continente Americano, pelo Sesc São Paulo com apoio institucional da ISCA – International Sport and Culture Association e da UNESCO, consolidou-se como um dos mais importantes movimentos comunitários de combate ao sedentarismo, por meio de uma rede de parceiros constituída por cidades, instituições e pessoas conectadas em torno do mesmo propósito: incentivar e viabilizar a prática regular de atividades físicas e esportivas em todas as fases da vida e para todos os públicos.

Até 2019, o Brasil e mais 13 países do Continente Americano, tais como Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Guatemala, México, Honduras, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela participaram do Desafio Trienal, iniciado em 2018, no qual as duplas de cidades (sorteadas em 2018), além de disputarem entre si, somam esforços para aumentar o número de praticantes de atividades físicas e esportes, em uma competição que seguiria até 2020.

Entretanto, tendo em vista o cenário global de pandemia da Covid-19, as respectivas medidas de distanciamento social e restrição de circulação da população, e a partir da convocação da TAFISA para que o Dia do Desafio seja promovido com segurança neste contexto, neste ano o evento será realizado em um novo modelo que incentiva a promoção de ações no ambiente digital, por meio das redes sociais.