Saúde dos pés

Os pés são uma parte do corpo bastante exigida, porém é dada pouca atenção a eles, salvo em questões estéticas. Podologia é um conhecimento técnico do cuidado dos pés e das unhas. Podiatria é uma especialidade de enfermagem que amplia o conhecimento científico de formação universitária. Além de ter, também, uma especialidade médica na ortopedia. Enfim, há muito o que saber.

Os pés exigem bom corte de unhas que deve ser reto. para não haver risco de encravar. A unha encravada é quando sua ponta passa a “entrar” na sua base de sustentação, na ponta do dedo. É mais comum que ocorra no halux, dedão do pé. Quando não tratada adequadamente, pode infectar-se, exigindo intervenções profissionais, com antibioticoterapia e remoção de toda unha. Mas, no início, basta levantar a ponta que entra no tecido e manter higiene local.

Os calos e calosidades são consequência da hiperqueratose. Essa pela mais grossa é uma proteção à abrasão constante do sapato. Por isso, é importante o uso de sapatos folgados e fazer sua troca de diária, para evitar a agressão sempre no mesmo ponto. Essa troca diária ajuda a reduzir a umidade no interior do sapato, não criando o ambiente propício para o desenvolvimento de fungos causadores de frieiras e micoses. Guarde os sapatos em ambientes seco.

Os pés precisam estar sempre bem hidratados para que a pele não se resseque e rache. Para tanto, use cremes hidratantes específicos, a base de ureia, diariamente. Também é interessante o uso de abrasivos como a pedra-pome. Utilize-a após o banho, quando a pele estivar macia, ou depois usar um creme. Mas faça a abrasão de forma suave, sem machucar a pele normal.

Os músculos e tendões dos pés precisam ser fortalecidos e alongados. Andar descalço em casa é um bom exercício para isso. Se preferir use uma meia apropriada.

Com essa prática, é possível reduzir as dores denominadas de “esporão do calcâneo” que pode ser fruto de processo inflamatório decorrente de micro lesões, uso de sapatos muito apertados e falta de exercício. Pessoas que ficam muito tempo em pé também podem apresentar esse tipo de dor. Enfim, para uma vida saudável e produtiva, é preciso preocupar-se dos pés à cabeça.

O  Centro de Informações sobre Medicamentos (CIM), do curso de Farmácia da Unisantos, está disponível para solucionar suas dúvidas. O contato pode ser pelo e-mail cim@unisantos.br

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *