PUBLICIDADE

Barbara Alarcon & Larissa Queiroz

Como escolher a mesa certa!

No momento de decorar a sala de jantar, estar ou cozinha, √© comum que muitas pessoas tenham d√ļvidas em rela√ß√£o √† escolha da mesa, j√° que ela costuma ser o centro das aten√ß√Ķes dos espa√ßos onde acontecem as refei√ß√Ķes di√°rias, al√©m de momentos especiais de confraterniza√ß√£o com amigos e familiares.

A primeira coisa que devemos pensar antes de escolher a mesa ideal para um ambiente √© qual espa√ßo estar√° dispon√≠vel para ela, pois dependendo de onde for inserida, podem surgir alguns problemas, como falta de espa√ßo de circula√ß√£o em torno da mesa. O ideal √© que haja¬†uma dist√Ęncia entre 80 a 100 cm entre a mesa e a parede, ou a outro m√≥vel.

A mesa tamb√©m n√£o deve interromper a passagem para outros c√īmodos, ou ser colocada em corredores. O ideal √© que as pessoas possam sentar e levantar sem restri√ß√Ķes. Se voc√™ tem pouco espa√ßo, mas quer ter uma mesa que atenda as suas visitas, opte por mesas redondas, ovalares, retr√°teis ou com o chamado canto alem√£o.¬†As retangulares ou quadradas s√£o mais indicadas para espa√ßos maiores com boa √°rea de circula√ß√£o.

As mesas podem ser de variados materiais: madeira, ferro, alumínio, policarbonato, vidro, pedras e outros materiais, sendo importante analisar a durabilidade e os cuidados que se deve ter em cada tipo de material. As de vidro e policarbonato, por exemplo, são elegantes, indicadas para oferecer a sensação de amplitude, reduzindo a percepção do volume da mesa de jantar, por outro lado é menos resistente a temperaturas altas, além de serem propensas a riscos.

Enquanto as mesas de madeira são mais duráveis, podem receber utensílios quentes, podem até servir como apoio a bancada de preparo, porém, são mais volumosas, pesadas e menos elegantes. Da mesma forma as mesas de pedras (mármore, granito, quartzo, etc.) são pesadas (mesmo quando somente a base é de pedra), sendo quase impossível move-las de lugar. Mas são sofisticadas e fáceis de limpar.

Portanto na hora de escolher sua mesa se atente ao espa√ßo, ao n√ļmero de pessoas que ir√£o sentar no dia a dia, e n√£o podemos deixar de destacar ao estilo da decora√ß√£o. Pois a mesa deve combinar com o restante da casa, principalmente quando esta tem o conceito aberto com integra√ß√£o da sala e cozinha.