ESPORTES 

Nesta terça-feira, a Federação Paulista de Futebol sorteou os grupos do Campeonato Paulsita 2020, em evento na sede da entidade. A celebração também revelou como será a bola da competição. A bola é a S11 Ecoknit, fabricada pela Penalty. Ela também será usada na Copa São Paulo de Futebol Júnior, em janeiro.

A bola manteve a pegada ecológica apresentada na versão de 2019 e ganhou nova construção, agora com 14 gomos. No último Paulistão, a S11 Ecoknit surgiu como a primeira bola de futebol profissional do mundo com apelo sustentável, sendo revestida por tecido ecológico confeccionado com garrafas PET recicladas. Para 2020, a Penalty manteve o compromisso com o meio ambiente, reciclando 4 garrafas e meia para cada unidade produzida.

Em termos de tecnologia, a nova S11 Ecoknit apresenta evolução. A partir de uma parceria com o IPT, Instituto de Pesquisas Tecnológicas, a fabricante aprimorou o produto, que agora conta com 14 gomos e supera em velocidade e precisão o modelo anterior, composto por 11 gomos.

Dentre os testes realizados para aferir a evolução, estava o túnel de vento, que comprovou melhor desempenho aerodinâmico da versão 2020. A nova S11 Ecoknit tem na superfície externa uma gravação que auxilia o produto a ter uma melhor aerodinâmica durante o voo. Por dentro, é composta por uma câmara 6D que proporciona equilíbrio total à bola e camada de NEOTEC, que a torna menos contundente sem perder elasticidade.

Para a união dos 14 gomos com a estrutura interna, a Penalty utiliza a exclusiva tecnologia Termotec, de termo fusão, que garante 0% absorção de água, mantém as propriedades de peso e velocidade da bola, mesmo em condições de chuva forte.

Além dos testes laboratoriais realizados em parceria com o IPT, a marca apostou em avaliações em campo e no feedback de atletas e instituições sobre o modelo anterior.

– Todas as oportunidades de melhorias foram analisadas para o desenvolvimento da versão 2020 da S11 Ecoknit – disse Nilton Franco, gerente executivo de P&D da Penalty.

Segundo Nilton Franco, a nova bola recebeu aprovação nos quesitos maciez, precisão, velocidade e controle.

DESIGN

O design da nova S11 Ecoknit foi trabalhado para enfatizar o apelo ecológico do produto, valorizando material, textura e a representação estilizada das setas de reciclagem. Com fundo branco, a bola traz detalhes geométricos mais clássicos em marinho e laranja flúor, cores que destacam a visibilidade no campo e na TV.

A partir de novembro, a S11 Ecoknit estará disponível em lojas esportivas de todo o Brasil e no e-commerce da Penalty. A marca espera um crescimento de 10% no volume de vendas em relação ao modelo anterior. O preço sugerido da versão 2020 da S11 Ecoknit é R$ 499,00.

 

 

 

 

Fonte: LANCE!

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @revistamaissantos