Gastronomia

BIENAL DO GRAFFITI REÚNE OBRAS DE CERCA DE 60 ARTISTAS EM SÃO PAULO

Já faz tempo que o graffiti deixou de ser uma cultura exclusivamente das ruas, conquistando espaço também em galerias de arte e museus. Prova disso é a Bienal Internacional Graffiti Fine Art, que realiza sua terceira edição até o dia 19 de maio em São Paulo. A grande novidade do evento fica por conta do local. Depois de duas edições no Museu Brasileiro de Escultura (MuBE), desta vez o Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera, oferece um espaço ainda mais rico para a exposição, que tem entrada gratuita.

Com curadoria de Binho Ribeiro, a Bienal reúne cerca de 60 artistas de grande destaque no cenário atual. Eles vêm dos quatro cantos do mundo e são de diversas gerações: de nomes já consagrados, como o californiano Paul, que trabalha com graffiti desde a década de 1970, a novos talentos – a mineira Viber, de 28 anos, entre eles. Além dos murais e quadros pintados com spray, estêncil e pincéis, a mostra conta ainda com outros formatos, como instalações, esculturas e vídeo arte.

O Pavilhão das Culturas Brasileiras é um prédio de 11 mil metros quadrados, projetado por Oscar Niemeyer nos anos 1950, e que agora retoma suas atividades após obras de manutenção e restauro do prédio. De acordo com Renata Junqueira, da produtora Mega Cultural, o novo espaço traz frescor para a Bienal com formato expositivo ampliado, possibilitando montagens diferenciadas e maiores instalações.

A Bienal Internacional Graffiti Fine Art teve sua primeira edição em setembro de 2010, fruto de uma compilação de seis edições do inédito projeto de arte urbana Graffiti Fine Art, criado por Renata Junqueira e Binho Ribeiro. A primeira e segunda edições aconteceram no Museu Brasileiro da Escultura, o MuBE, em suas imensas colunas desenhadas por Paulo Mendes da Rocha. Com o amadurecimento do evento, crescimento em número de artistas e formato das obras, a bienal foi levada ao Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque do Ibirapuera.

3ª Bienal Internacional Graffiti Fine Art @ São Paulo
Data: até 19 de maio
Local: Pavilhão das Culturas Brasileiras, Parque do Ibirapuera. Rua Pedro Álvares Cabral, s/n
Visitação: terças a domingo, das 10h às 18h
Entrada gratuita
Veja abaixo obras de alguns dos artistas participantes da Bienal.

saiba antes via instagram @revistamaissantos