Gastronomia

Dia Mundial do Combate ao Câncer

Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, 8 de Abril, data criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Trata-se de um momento muito importante no calendário médico, pois marca um dia que, na verdade, o clínico vivencia diariamente na sua luta pela melhoria de vida do paciente portador de tumor maligno. É uma doença debilitante, tanto do ponto de vista patológico, quanto do ponto de vista terapêutico, pois pode trazer muitas repercussões no cotidiano de quem as enfrenta.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a enfermidade já representa a primeira causa de morte por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, em todas as regiões, mas a boa notícia é que cerca de 70% dos acometidos pela doença podem ser curados se o diagnóstico for precoce e com tratamento especializado.

O câncer, também chamado de neoplasia, é um conjunto de mais de 100 doenças que se caracterizam pelo crescimento desordenado das células. Tais células se dividem muito rapidamente, invadindo tecidos e órgãos e formando tumores que podem se espalhar (metástase) para outras regiões do corpo.

O tratamento do câncer pode ser feito através de quimioterapia, na qual são utilizados vários medicamentos para combater o tumor; radioterapia, na qual se utilizam radiações para destruir o tumor ou impedir que suas células continuem se dividindo; ou transplante de medula óssea, indicado para algumas doenças malignas que afetam as células do sangue.

O colunista das fofocas, Hugo Gloss, irá lançar um site com dicas para prevenir o câncer, relacionado a alimentação, estilo de vida e outros cuidados.

E para comemorar mais ainda, veja a entrevista que a Equipe Mais Liberado Junior fez com a Criadora do Instituto NeoMama, Gilze Maria, que também já passou por um momento complicado da doença.

saiba antes via instagram @revistamaissantos