PUBLICIDADE

- INVISÍVEL

Mostra apresenta trabalhos de alunos da EcoFábrica Criativa

Quem comparecer ao Cais Vila Mathias (Av. Rangel Pestana, 150, ao lado da Arena Santos), terá a oportunidade de conferir verdadeiras obras de arte criadas com madeiras recolhidas pelo serviço Cata Treco.

Trata-se da exposição do projeto Encontros Criativos, que traz peças elaboradas por arquitetos da Cidade e executadas pelas mãos de futuros marceneiros da segunda turma do curso de marcenaria ecológica da EcoFábrica Criativa.

Com aulas três vezes na semana no anexo do Mercado Municipal – contando com o envolvimento de 30 profissionais liberais do Club Design de Santos (http://clubdesignbr.com.br), que idealizaram projetos a serem concretizados – os 30 alunos transformaram os pedaços de madeira descartados no lixo em bancos, mesas, conjunto de aparadores e caixas.

Além da abertura da exposição, também foi lançado o anuário O Melhor do Design no Litoral Paulista.

ECOFÁBRICA

Coordenada pelo Fundo Social de Solidariedade com as secretarias de Meio Ambiente e de Serviços Públicos, com parceria do Club Design, a EcoFábrica Criativa começou em junho de 2016 dentro do Mercado Municipal e é uma oportunidade de capacitação para o mercado de trabalho e geração de renda.

Nos cursos, os alunos aprendem a confeccionar peças para mobiliário urbano, como placas, cavaletes, bancos e floreiras, além de objetos de decoração. A cada ano, são formados 80 alunos e reutilizadas três toneladas de madeira que iriam para o aterro sanitário.

O projeto, inclusive, acaba de ser indicado para concorrer ao prêmio internacional IF Social Impact Prize. Os organizadores selecionaram 150 projetos para compor um catálogo on-line.

Em dezembro, o Conselho Curador selecionará o melhor ou melhores projetos que, juntos, receberão um prêmio de 50 mil euros (http://www.santos.sp.gov.br/?q=noticia/901097/ecof-brica-criativa-indicada-pr-mio-internacional-alunos-exp-em-pe-nesta-ter).

As inscrições para a próxima turma abrirão em fevereiro.