Gastronomia 

colunistas_Alvaro-Guillermo

Uma das pessoas mais importantes da arquitetura brasileira.

Inaugurou esta semana a exposição que enfoca a trajetória de vida de João Batista Vilanova Artigas – arquiteto, professor, militante político e articulador de instituições culturais.

A exposição faz parte da comemoração do seu centenário de nascimento. O que significa pensar a arquitetura a partir de uma ótica humanista?

De 24 de junho a 9 de agosto, no Itaú Cultural, em São Paulo.

Tive o prazer de ouvi-lo numa palestra nos anos 80, quando eu era estudante, mesma época que estudei seus projetos e conheci a “casinha” do Campo Belo. Hoje sou vizinho desta casa e a comtemplo diariamente. Adorável.

Com inúmeros projetos importantes, como o edifício da Faculdade de arquitetura e urbanismo FAU-USP, estádio do Morumbi São Paulo, garagem de barcos do Santa Paula Iate Clube [2], entre tantos outros que poderão ser vistos nesta exposição.

Haverá encontros as quartas, sempre às 20h.

Os arquitetos Paulo Mendes da Rocha – em 1º de julho – e Nabil Bonduki – em 8 de julho – tratam dos aspectos principais do pensamento de Artigas. Em 22 de julho, o desenhista Luiz Gê – que também é formado em arquitetura – conversa sobre as relações entre essa área e os quadrinhos. E em 29 de julho, o músico Jorge Mautner relembra a convivência com o homenageado dessa ocupação.

No dia 1º, também será realizado o lançamento do livro Vilanova Artigas, de Rosa Artigas, filha do arquiteto, e Marco Artigas, o seu neto. A obra analisa 43 projetos – entre construídos e inéditos – que permitem uma discussão de fôlego a respeito do percurso de Artigas, com base em cinco anos de pesquisa no acervo do autor.

Ocupação Vilanova Artigas
Visitação de 24 de junho (quarta-feira) a 9 de agosto (domingo) – Terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até as 20h30) – Sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h.

Debates sempre às 20h.
Paulo Mendes da Rocha – 1 de julho (quarta-feira)
Nabil Bonduki – 8 de julho (quarta-feira)
Luiz Gê – 22 de julho (quarta-feira)
Jorge Mautner – 29 de julho (quarta-feira)

Lançamentos
Vilanova Artigas, de Rosa e Marco Artigas – 1 de julho (quarta-feira), às 20h. A mão livre do vovô, de Michel Gorski e Silvia Zatz, com contação de histórias por Ana Luísa Lacombe – 11 de julho (sábado), às 14h30.

Oficina casa de ideias – desenhos Artigas – 11 de julho (sábado), das 14h às 15h30.
40 vagas – inscrições com meia hora de antecedência

saiba antes via instagram @revistamaissantos