COLUNASSem juridiquês 

Por João Freitas

Estive numa consulta com um advogado para tratar de uma ação de cobrança de aluguéis. Perguntei no final da reunião se era “causa ganha”. Fiquei surpresa quando ele respondeu que não tem condições de garantir que eu ganharei. Achei um absurdo o advogado responder assim, além de pagar os seus honorários, ainda corro o risco de perder a ação? Devo procurar outro profissional?

 Prezada internauta.

O advogado que você consultou está corretíssimo!

Segundo o Código de Ética da advocacia, o advogado não pode prometer “CAUSA GANHA” ao cliente. Se isto acontecer… Corra e procure outro profissional!

Ele deverá apenas informar de forma clara e de fácil entendimento sobre os riscos e consequências do processo.

O advogado depende das provas (documentos, testemunhas, perícia, etc.), além da interpretação e análise, caso a caso, do Poder Judiciário.

A profissão do advogado é de meio e não de fim, ou seja, é algo que não se pode garantir. Assim, fazendo uma comparação, citamos a profissão do médico que depende de condições externas “reação do organismo/corpo”, para que obtenha sucesso no tratamento que esteja atuando, da mesma forma, o advogado depende de documentos, testemunhas e outros fatores para que obtenha o sucesso na causa.

Agora, caso você tenha perdido a ação por causa da negligência do advogado contratado, este deverá responder por eventual prejuízo sofrido.

#procuresempreumadvogado

João Freitas escreve aos sábados para a Mais Santos.

Contato: joaocarlos@freitaselopes.com.br

Clique aqui e confira outras colunas!


Advogado formado desde 1991 e sócio fundador da Freitas e Lopes Advogados Associados. É pós-graduado em Direito Processual Civil pela Universidade Católica de Santos e especialista em Direito Empresarial pela Escola Superior de Advocacia. Atuou como conciliador no Juizado Especial de São Vicente e São Paulo e como Professor de Direito Processual Civil em diversos cursos preparatórios para Concurso Público e Colunista Jurídico de vários veículos de comunicação.

saiba antes via instagram @revistamaissantos