CARREIRACOLUNAS 

Será que você já ouviu falar em análise ABCDE? É uma ferramenta de coaching extremamente simples, mas completamente poderosa para as pessoas que conseguem colocá-la em prática. Vamos aprender como funciona? Para ficar mais fácil de compreender, pegue sua agenda e escreva a sequência conforme abaixo:

A – alto impacto (você não faz, mas precisa aprender a fazer)

B – bom impacto (necessárias e com bom resultado)

C – curto impacto (necessárias, mas pouco suficientes)

D – delegável (o que outra pessoa poderia fazer para te ajudar?)

E – eliminável (quais atitudes você precisa retirar da sua vida?)

Você irá perceber que cada letra da análise ABCDE forma uma palavra, na verdade, um termo e que, a grande sacada escondida nesta sequência é que o adequado é começar da letra E para a A. Sim, é isso mesmo, você deve começar de baixo para cima. De modo bem simplista, na letra E, você deve escrever o que existe dentro da sua rotina e precisa ser urgentemente eliminado para que você consiga ter mais tempo. Você pode considerar alguns hábitos como passar bastante tempo em frente à televisão, em redes sociais ou indo dormir após a meia-noite.

Na letra D, você precisa identificar o que você pode começar a delegar não apenas para ter mais tempo mas, de repente, também mais disposição. Será que você está se sobrecarregando de tarefas que outras pessoas poderiam fazer? O que existe na sua rotina que talvez outra pessoa possa fazer por você? Quando chegar na letra C, comece a registrar quais são as ações que você vêm fazendo que geram resultado, mas um resultado pequeno. Por exemplo: será que você estuda todos os dias, mas não consegue tirar boas notas? Muitas vezes aqui são destacados pontos necessários do seu dia a dia, porém ainda não suficientes para que você consiga o que realmente precisa.

Diferente da letra C, as ações de bom impacto são aqueles comportamentos eficientes que vem demonstrando o quanto é importante que você consiga mantê-los, pois de fato representam seus melhores resultados. Aqui em geral são observados alguns hábitos imprescindíveis como: acordar sempre às 8h para chegar pontualmente ao trabalho ou mesmo revisar toda noite a matéria passada durante a aula porque é só assim que você consegue aprender realmente. Após registrar suas principais ações de bom impacto, você deve olhar para tudo o que anotou até aqui e se perguntar: o que está faltando para que a gestão do seu tempo possa ser melhor? Pois, as ações de alto impacto não são ações que você faz, mas sim as que você não faz e precisa começar a fazer. Será que precisa iniciar um novo curso ou se matricular em uma academia?

Quando você passa a fazer ações de alto impacto, sua disposição aumenta e consequentemente também o seu tempo e seus resultados, o que te permite melhor flexibilidade e uma nova percepção sobre sua rotina. A análise ABCDE é uma ferramenta de coaching muito poderosa e fácil de aplicar. Então, o que você está esperando para tentar agora mesmo?

saiba antes via instagram @revistamaissantos