Sem juridiquês 

Por João Freitas

Comprei um apartamento financiado pelo banco. Não consigo pagar mais as parcelas, bem como o condomínio,  já em atraso há 8 meses. Não terei condições de pagar as parcelas do financiamento, muito menos o condomínio. Vou perder o apartamento? O que devo fazer?

Prezada internauta.

Em primeiro lugar, sugiro que entre em contato com o banco e tente fazer um refinanciamento da dívida para não perder o imóvel.

Caso a senhora não quite a dívida, infelizmente perderá o imóvel para a o Banco que foi financiado.

Ao fazer o financiamento, o próprio banco coloca o seu imóvel como garantia, ou seja, caso a senhora não pague o financiamento, o banco toma o imóvel que foi dado como garantia no referido financiamento.

A partir do momento que o banco cobrar judicialmente essa dívida, a senhora não terá mais condições de efetuar um acordo, e, logo em seguida, o imóvel será do Banco, mediante uma intimação que receberá para desocupar o apartamento, não existindo qualquer exceção na lei para se manter no mesmo.

Já com relação aos condomínios, informo que recentemente saiu uma decisão do TJ/SP (Tribunal de Justiça de São Paulo e Superior Tribunal de Justiça, que determina que as dívidas condominiais, tanto as vencidas como as que se vencerem, serão de responsabilidade do banco, ou seja, como a unidade condominial foi retomada pelo seu credor, que no caso é o banco, este tem responsabilidade sobre a dívida do condomínio com a imissão na posse(entrada no imóvel).

Fique atenta e boa sorte!

#procuresempreumadvogado

saiba antes via instagram @revistamaissantos