CARREIRACOLUNAS 

Tratando-se de empreendedorismo, existem 3 degraus que todo empreendedor precisa percorrer para chegar ao sucesso profissional. Você sabe quais são esses degraus? Caso você seja o tipo de pessoa que deseje descobrir se está nadando conforme a correnteza do conceito “empreender”, pegue 3 folhas de papel que estejam em branco e prepare-se para fazer uma análise precisa do seu negócio.

No topo da 1ª folha, coloque a pergunta: Qual é o pássaro que eu tenho na mão? Este degrau é o marco do início da carreira de todo empreendedor: você deve anotar tudo o que já tem em termos de recursos atuais e terá que utilizar apenas o que tem para desenvolver o que precisa – isso é utilizar o pássaro da sua mão, isto é empreender. Anote todos os “pássaros” que estiverem em sua mão com muita atenção: algumas pessoas detêm uma águia no quintal e afirmam não terem nenhum recurso. Será bem mais fácil descobrir se você está conseguindo trabalhar com o que possui quando tiver clareza de todos os pássaros que tem.

Quando tiver anotado todos os seus recursos, no topo da 2ª folha, escreva: “Como posso transformar um limão em uma limonada?” Você já deu o start em seu negócio e sabe que algumas coisas deram muito certo, outras, entretanto, fugiram do seu controle. A questão aí é entender essas coisas que talvez não tenham saído exatamente como você gostaria e explorar este cenário com uma nova visão: o que você poderia ter feito diferente? Qual é a “limonada” que você deve extrair desse desafio? Quais os caminhos existem para este limão se transformar em algo rentável? Coloque todas as suas conclusões no papel. O objetivo é que novas oportunidades possam ser exploradas com essas lições e alternativas.

Na 3ª folha, você vai desenhar um avião. Desenhe este avião do jeito que quiser – ele será o símbolo do seu empreendimento. O importante nesta atividade é você perceber que não importa qual é a imagem que você tem do seu negócio, nem se ele é grande ou pequeno. O que vale aí é você colocar nesta aeronave a única pessoa que não pode faltar: o piloto! Quem é que está pilotando o seu negócio? Olhe para o desenho que você fez e entenda de uma vez por todas que independentemente de quantos profissionais ou passageiros esta viagem possa ter, você deve assumir o papel de piloto! É imprescindível que você esteja assumindo o papel de responsável na tomada de cada decisão sobre seu empreendimento. Afinal, somente o piloto pode refazer a rota, acompanhar todas as consequências e conquistas do trajeto. Portanto, você precisa assumir o piloto, está bem?

Agora reflita sobre cada um desses degraus: Eu sei usar o pássaro que tenho nas mãos? Consigo fazer de um limão, uma limonada? Será que eu sou o piloto da minha aeronave? Se você conseguiu responder “sim”… parabéns, você está no caminho certo! Um sucesso levará ao outro. Nada poderá te parar!

saiba antes via instagram @revistamaissantos