COLUNASPedro Filetti

Por Pedro Filetti

Cães de todas as idades, tamanhos e temperamentos precisam de um bom treinamento. O processo educativo exige tempo e esforço, mas produz um bom entendimento entre o filhote e o dono. Todos os cães devem começar a ser treinados a partir do momento que chegam na nova casa.

Há uma gama de métodos de treinamento do estilo “indutivo” ao “compulsivo”. Alguns estilos compulsivos, que incluem bater, podem produzir cães inseguros e devem ser adotados sob supervisão profissional. O sistema que dá melhores resultados depende do temperamento e físico do cão, da dinâmica familiar e dos objetivos do treinamento. Embora esta seção explique em linhas gerais, os passos para o adestramento baseado na recompensa (indutivo), consulte um profissional ou um livro especializado para obter informações adicionais e informar-se sobre métodos de outras correntes. Seria interessante matricular seu cão em aulas grupais de obediência, que ajudam os cães a se integrarem e ensinam ao dono as técnicas apropriadas. Todos os donos de cães, seja qual for o método de treinamento adotado, devem seguir cinco princípios básicos como orientação:
1. Fazer do treinamento um divertimento para o cão e seu dono.
2. Introduzir novas atividades gradualmente em seções curtas. Trabalhar até três períodos de 15 minutos por dia.
3. Dar ordens ao cão com voz clara e firme. Evitar implorar ou repetir as ordens muitas vezes. O tom de voz alto e estridente transmite a provação, enquanto tons profundos indicam o contrário.
4. Tanto a aprovação como a reprovação devem ser demonstradas imediatamente. Qualquer demora entre a ação e a reação fará com que o cão fique confuso. Depois do corretivo, fazer o cão sentir que ele continua sendo um amigo querido.
5. Brincadeiras e elogios são excelentes recompensas. Guloseimas também ajudam, mas devem ser diminuídas aos poucos e oferecidas apenas eventualmente quando o cão aprende uma nova habilidade.
Evitar bater no animal
Lembre-se que seu cão quer agradar e obedecer, mas precisa conhecer as regras da casa. A paciência e constância do dono serão recompensadas com um cão feliz, bem comportado e confiável.
Primeiro, você e seu cão terão de enfrentar o desafio do treinamento em casa. Ao contrário da crença popular, qualquer cão, novo ou não, pode aprender a habilidade descrita a seguir. No início, deixe o cão restrito a um único cômodo ou engradado; o treinamento fica mais difícil quando o filhote vagueia livremente pela casa.
Mantenha a área aquecida e dê bastante atenção ao animal.
Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @revistamaissantos