CULTURAREGIÃO 

Da redação

O Vão Cultural do Parque Anilina terá  boa música e dança neste domingo (6). A partir das 15h, é a vez da Banda Sinfônica, Cia de Dança de Cubatão e do Grupo Rinascita se apresentarem dentro do projeto “Música no Parque”. Com entrada gratuita, a ideia é divulgar o trabalho dos Grupos Artísticos que retomaram as atividades em agosto.

A Banda Sinfônica, sob a batuta do maestro titular Marcos Sadao Shirakawa, traz um repertório eclético unindo a música erudita, pop e MPB. Terá “Continental Overture”, de Johan de Meij, soando os poderosos metais da Sinfônica. Depois, canções de tocar o coração em uma parceria com os cantores convidados Daniela Martins, Deblas Alves e Fabrício Rodrigues com o programa que vai trazer “Universo do teu corpo”, de Taiguara; “Isto aqui o que é”, de Ary Barroso; “País tropical”, de Jorge Ben Jor.

Já o universo pop/rock aparecerá em “Can you fell the love tonight”, de Elton John, e “Hey Jude”, dos Beatles. “São músicas que a banda Sinfônica apresentou em outros espetáculos ao longo dos anos. Esse apanhado de grandes sucessos é para relembrarmos junto ao nosso público, algumas das obras musicais que já realizamos. E vem muita coisa nova por aí”, avisa o regente. Com uma história de quase 50 anos de existência, a Sinfônica é um patrimônio da cidade e já se apresentou em vários teatros do Brasil e até no exterior, na Áustria.

Música Antiga, um passeio pela história – Já o Grupo Rinascita vai apresentar sua Música Antiga em um passeio pela Europa renascentista e medieval. Canções como “Ein Schottisch Tanz”, de Willian Brade; “Courtly Masking Ayres”, de John Adson; “La Brosse”, de Pierre Attaingnant; e “Pastyme with good Company”, de King Henry VIII. Outras canções de compositores anônimos como “Il trotto” e “Miri it is”, do século XIII também serão destaque sob direção artística de André Farias.

O diferencial desse grupo não são apenas as melodias, mas o instrumental que é idêntico ao utilizado entre os séculos XIII a XVI. “São alaúdes, violas da gamba, guitarra barroca, flautas de madeira, percussão renascentista, tudo réplica dos instrumentos musicais da época. Nossa ideia é mostrar que nosso trabalho é fruto de muita pesquisa”, informa Farias.

A premiada Cia de Dança – Já a Cia de Dança de Cubatão levará uma pequena mostra do que tem realizado Brasil e mundo afora. Serão duas coreografias: “Mix Country”, em uma interpretação bem humorada de clássicos da música country, misturando estilos e demonstrando a versatilidade dos bailarinos, e “Jazz Pop”, em uma vigorosa interpretação de “Up town funk you up”, de Bruno Mars.

Com coreografias de Zeca Rodrigues e direção artística de Vanessa Toledo, a Cia tem muitos prêmios em seu portfólio. Os últimos foram o bicampeonato na categoria jazz avançado no Festival de Dança de Joinville (2018-2017), medalha de ouro no Festival Valentina Kozlova, em Nova York, além de muitos outros prêmios em festivais nacionais.

As apresentações integram o projeto Música no Parque. Criado para reconhecimento e fortalecimento do Parque Anilinas como espaço de lazer por meio da cultura, fomenta a arte e a criação de plateias com as apresentações dos Grupos Artísticos de Cubatão.

O evento seria realizado no último dia 29, porém foi suspenso por causa do falecimento de nossa coreógrafa do Corpo Coreográfico da Banda Marcial, Alessandra Palucci.

saiba antes via instagram @revistamaissantos