3.3 // CINEMACULTURA

Bertioga tem exibição de filme ao ar livre e bate-papo com diretoras sobre primeira palhaça negra do Brasil

Quem gosta de cinema tem um programa imperdível na próxima quarta-feira (14). É o projeto “Cine Rua”, feito por moradores de Bertioga e o Sesc Bertioga. O grupo traz o documentário “Minha avó era palhaço”, ao ar livre, na Pista de Skate, Centro, a partir das 19 horas. Após a exibição, haverá bate-papo com as diretoras da obra. O evento é gratuito e tem apoio da Prefeitura.

O documentário conta a trajetória artística da primeira palhaça negra no Brasil, Maria Eliza Alves dos Reis e foi dirigido por Ana Minehira e Mariana Gabriel, neta de Maria Eliza.  O filme tem esse título, pois Maria Eliza se apresentava como “Xamego”, palhaço homem, que no início da década de 1940 era a grande atração do Circo Guarany.

O projeto Cine Rua, feito por moradores de Bertioga, busca uma nova forma de se relacionar com o cinema. As exibições são realizadas em espaços públicos em bairros da cidade, com temas que passam pela sustentabilidade e a diversidade. Nesta edição, em parceria com o Sesc, o projeto propõe uma discussão sobre racismo e machismo.

Sobre as diretoras

Ana Minehira dirigiu e roteirizou seu primeiro longa-metragem em 2015, Minha avó era palhaço, documentário que faz parte do projeto “Xamego, a primeira palhaça negra do Brasil”, contemplado no Prêmio Funarte Caixa Carequinha de 2014. 

Mariana Gabriel dirigiu e roteirizou os documentários, de 50 minutos, Minha avó era palhaço (2015), Mar Português (2012, para o canal ESPN Brasil) e Circo Paraki em parceria com Priscila Jácomo, projeto contemplado pelo PROAC e Prêmio Funarte Carequinha de 2011. Dirigiu, roteirizou e montou o curta-metragem, 16mm, Iara do Paraitinga, que conquistou  seis prêmios no  IV Curta Santos (entre eles, direção, roteiro e montagem). O filme foi finalista no 38º Festival de Cinema de Brasília em 2005.

 

Serviço

Local: Pista de Skate da Praia da Enseada. (Em caso de chuva, a atividade acontecerá na Casa da Cultura).

Realização: Coletivo Cine Rua e Sesc Bertioga, com apoio da Prefeitura de Bertioga.

O evento é grátis e não é preciso retirar ingressos. 

saiba antes via instagram @revistamaissantos