3.0 // CULTURA3.5 // DANÇA

Cia de dança de cubatão estréia espetáculo “outros…” no circuito cultural paulista

A Cia de Dança de Cubatão estréia seu mais novo espetáculo de dança contemporânea nesta sexta-feira (9) dentro do Circuito Cultural Paulista. O grupo, que é um dos Corpos Estáveis da Secretaria Municipal de Cultura, vai se apresentar na cidade de Macatuba, centro-oeste paulista, no Teatro Renata Lycia (Rua 9 de Julho, 496), às 20h30, com entrada franca.

Intitulada “Outros…”, a montagem intimista da coreógrafa Flávia Sá versa sobre a condição humana e a luta de todos para sobreviver, muitas vezes, aos próprios sentimentos e comportamentos. Coloca em cena toda  a contemporaneidade dos bailarinos e da linguagem da dança. Flávia Sá é também bailarina da Cia e foi a coreógrafa que assinou as criações que levaram a equipe a Nova York no ano passado, dentro do Festival Internacional Valentina Kozlova, de onde saiu com três medalhas, uma delas de ouro.

O espetáculo é baseado no livro “Mais esperto que o Diabo”, de Napoleon Hill. Escrita em 1938, após umas das maiores crises econômicas e precedendo a Segunda Guerra Mundial, a história não é apenas uma fonte de inspiração e coragem, mas pode ser considerado um manual para todos que desejam ser mais espertos que seus medos, problemas e limitações.

“Outros…” tem direção artística de Vanessa Toledo, desenhos de luz de Juliana Sousa e traz no elenco os bailarinos: Anderson Rodrigues, Beatriz Pinheiro, Claudionor Alves, Débora Montanaro, Isabella Oliveira, Jey Santos, Joyce Guilherme, Lucas Maia, Raphael Santos e Yasmin Mattos. As músicas são de Kangding Ray, Jóhann Jóhannsson e Murcof.

“É com grande alegria que participamos, pela primeira vez, do Circuito Cultural Paulista que promove essa viagem artística por todo o Estado. Queremos muito levar a Arte feita aqui em Cubatão para que outras platéias tenham a oportunidade de conhecer os talentos de nossa cidade. É importante essa oxigenação para o artista. Voltamos renovados a cada viagem e com a certeza de que precisamos continuar caminhando e buscando a excelência”, disse Vanessa Toledo.

Ela lembra que Macatuba é apenas a primeira parada da Cia. No dia 15 de março, a equipe leva o espetáculo ao Teatro Vitória na cidade de Limeira, às 20h. No dia 22 de abril, a apresentação acontece às 16h, no Teatro Municipal Divair Moreira, em Nova Odessa.

O Circuito Cultural Paulista é realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo, realizado pela Associação Paulista de Amigos da Arte e conta com apoio da Prefeitura de Cubatão por meio da Secretaria Municipal de Cultura. As apresentações acontecem em mais de 100 municípios participantes, valorizando os teatros e centros culturais locais, além de espaços alternativos. A qualidade e a variedade dos espetáculos norteiam a programação do Circuito. Entre música, dança, circo, teatro adulto e programação infantil, o público tem acesso ao que de melhor está sendo produzido nos palcos de São Paulo e do Brasil – de nomes consagrados a criações experimentais. Aos artistas, o programa dá a chance de visitar várias regiões e de encontrar um público diversificado, aberto ao novo e ao diálogo entre as linguagens artísticas.

saiba antes via instagram @revistamaissantos