3.3 // CINEMACULTURA 

Por Bárbara Farias

“Turma da Mônica: Laços” é um filme lúdico, bem colorido, feito para criança. Mas, também é uma obra que agrada os adultos que são fãs da turma mais legal dos gibis desde “criancinha”, criada por Mauricio de Sousa.

O longa-metragem estreou nas telonas na última quinta-feira (27), mas, a convite, nós assistimos ao filme na pré-estreia oferecida pelo Cine Roxy na noite de quarta (26), no Gonzaga, em Santos. O filme abriu o 4° Santos Film Fest – Festival Internacional de Filmes de Santos.

O diretor Daniel Rezende (indicado ao Oscar pela montagem de “Cidade de Deus”) e os atores Giulia Benite (Mônica), Kevin Vechiatto (Cebolinha), Laura Rauseo (Magali) e Gabriel Moreira (Cascão) participaram da abertura do festival santista, e foram ocacionados pelo público presente, crianças e adultos.

Voltando ao filme, “Turma da Mônica: Laços” trata do valor da amizade. O Floquinho, o cãozinho do Cebolinha, desaparece, e a turma decide sair à sua procura. Mônica, Cebolinha, Magali e Cascão se unem em uma aventura pela floresta, cheia de surpresas e sustos em busca de Floquinho.

O roteiro lúdico nos remete à infância pura e divertida. Os diálogos são de crianças “normais”, com os seus 10 anos de idade. Nada de crianças falando como adultos, o que tem se visto muito ultimamente nos filmes, mas que foge à realidade.

A direção de arte apresenta um visual bonito e colorido, que nos traz à memória os desenhos dos gibis. É como se aquela atmosfera dos quadrinhos se transformasse em um mundo real, mostrado no filme.

As crianças, Giulia Benite, Kevin Vechiatto, Laura Rauseo e Gabriel Moreira interpretam os seus respectivos papéis, Mônica, Magali, Cebolinha e Cascão, de forma irretocável, com toda graça das crianças na faixa dos 10 anos. A atuação deles se encaixa perfeitamente no universo da turma criada por Mauricio de Sousa.

Destaque para a participação de Rodrigo Santoro, como o Louco. Mais uma vez, o ator ofertou seu talento e versatilidade, exibindo uma performance pra lá de cativante para qualquer espectador, criança ou adulto.

O filme de Rezende ainda traz uma bela surpresa para quem é fã da Turma da Mônica. Assistam ao filme para descobrir qual é.

Ainda no elenco, Mônica Iozzi, Paulo Vilhena, Fafá Rennó entre outros.

O filme é baseado nos quadrinhos “Turma da Mônica”, de Mauricio de Sousa, e no romance “Turma da Mônica: Laços”, escrito e desenhado pelos irmãos Vitor e Lu Cafaggi, publicado em 2013, pela Panini Comics, como parte do projeto Graphic MSP. O roteiro é de Thiago Dottori.

O longa é produzido pela Paris Entretenimento, Paramount Pictures e Globo Filmes.

“Turma da Mônica: Laços” é um filme brasileiro para ser apreciado com espírito de infância. Resgate a sua criança interior e vá ao cinema! Não apenas por seus filhos, sobrinhos e netos, mas por você!

Bom filme!

saiba antes via instagram @revistamaissantos