CULTURAREGIÃO 

Muita tinta e criatividade. Esses foram os principais meios para transformar o Sítio Conceiçãozinho, no Guarujá, na maior tela de arte a céu aberto da cidade. O projeto tem como tema “Mãe do mangue”, e contou com a participação de 58 artistas vindos de diferentes cidades do Estado de São Paulo. O muro, de 1800 metros, pertence aos terminas TEG (Terminal Exportador do Guarujá) e TEAG (Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá).

O grafiteiro e idealizador do projeto, Wilis Cavalcante, começou querendo pintar apenas o muro da casa de sua esposa Leila, com quem é casado há 8 meses. “Ela me pediu uma asa no muro em frente à nossa casa”. Através de uma amiga, Wilis pediu autorização à direção para realizar a pintura. Inicialmente, a arte seria de apenas cinco metros. “Quando fui atendido no terminal, gostaram da ideia e propuseram que o muro todo fosse pintado”. Foi então que Wilis abraçou a ideia e convidou 58 grafiteiros. Além deles, cerca de 20 moradores ajudaram na distribuição dos kits de tintas e lanches a todos.Foram quatro meses, 1300 latas de sprays, 30 latas de tinta de piso, com 18 litros, amor e dedicação para a realização do mural. Foram desenhados mais de 60 painéis que deram cor e alegria para os moradores.

Para Joyce Santos, que faz parte da direção do terminal e quem sugeriu a pintura de todo o mural, o apoio foi devido a levar algo diferente para a comunidade, tornando isso possível com a integração do projeto com o do Wilis. “Valorizamos a relação Porto-Cidade e buscamos por meio de iniciativas sustentável trabalhar em conjunto com a comunidade. Já realizamos ações com a creches e ONGs da comunidade”.Para Joyce, a importância do projeto, tanto para o terminal quanto para a comunidade, é de que o grafiti é uma ferramenta de transformação social. “As imagens dos painéis ilustram o tripé de uma relação entre o meio ambiente, a comunidade e as atividades portuárias. Elas retratam que é possível o equilíbrio entre essas relações”, finaliza ela.

A finalização dos painéis acontecerá no próximo sábado (05), em que a pintura próxima ao mar será realizada.

Fotos: Divulgação/ Wilis Cavalcante

saiba antes via instagram @revistamaissantos