PUBLICIDADE

Brasil / Economia

Cuidados que as empresas precisam ter para serem bem-sucedidas na Black Friday

No dia 29 de novembro, acontece a tão famosa Black Friday. Nos últimos 5 anos, o crescimento do evento no Brasil ocorreu em níveis superiores ao dos países europeus, se tornando uma das sazonalidades mais importantes para o mercado.

No e-commerce, o evento é o mais importante do ano. Segundo dados da eBit Nielsen, houve um crescimento de 23% no faturamento de 2018 com relação ao ano anterior nas compras online. E estima-se que em 2019, o setor de Bens Duráveis, por exemplo, deve faturar em torno de R$13,5 bilhões nesta data, segundo estudo da GfK.

 - REVISTA MAISJR

No Brasil, a Black Friday existe desde 2010, sendo assim, muitas empresas já conhecem as principais dores relacionadas à esta promoção. Quando falamos mais especificamente da cadeia de suprimentos alguns dos principais problemas são: má previsão de demanda, falta de estratégia eficiente de estoque, capacidade de produção inadequada, estratégia de transporte inapropriada, entre outros. Todos estes aspectos causam perdas ao negócio e afetam a experiência do cliente. A empresa precisa estar muito atenta a toda a jornada de compra do consumidor, desde o momento em que ele concretiza uma compra até a chegada da mercadoria em sua residência.

O Gartner realizou um importante estudo sobre “As chaves para solucionar os principais desafios de S&OP (Sales & Operations Planning),” e cita que o maior obstáculo para alcançar resultados na cadeia de suprimentos, está relacionado à “Acuracidade na Previsão e a Variabilidade da Demanda”. Outro desafio mencionado na pesquisa, é que muitas empresas ainda realizam um ciclo mecânico de S&OP, onde o processo foca em relatórios mensais da cadeia de suprimentos com pouca relevância para líderes de negócios.

Quando focamos nos desafios da demanda, a LLamasoft, empresa líder de soluções para Tomada de Decisões Estratégicas em Supply Chain, possui uma solução em que as empresas têm a possibilidade de descobrir os reais influenciadores que afetam sua demanda, realizar projeções de médio e longo prazos e tomar decisões, baseadas em dados, e não mais em intuições e incertezas.

Segundo Ivan Jancikic, diretor de Serviços da LLamasoft, muitas ferramentas tradicionais utilizam métodos de estatísticas simples e com enviesamentos.

Líderes de negócios precisam tomar decisões complexas tanto num evento sazonal como o Black Friday, quanto no ambiente extremamente volátil e cheio de incertezas em que vivemos.

Para isso, ferramentas como Digital Twin da Cadeia de Suprimentos, ou seja, a digitalização do Supply Chain, está disponível para que as escolhas mais corretas possam ser tomadas, mesmo antes de operacionalizá-las. Com a criação de inúmeros cenários de toda cadeia de suprimentos, é possível realizar trade-offs, mitigar riscos, melhorar indicadores de cost-to-serve e rentabilidade e, consequentemente atingir melhores níveis de satisfação do cliente.

 - REVISTA MAISJR