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6 dicas básicas para quem deseja começar a correr

A proximidade do verão faz com que muitas pessoas voltem a se exercitar. Das diversas modalidades existentes, a corrida é uma das que ganha mais adeptos neste período. Mas, para praticá-la de maneira segura, é preciso tomar alguns cuidados. Pensando nisso, a educadora física Thais Nascimento Ghendov Gonçalves dos Santos, que atende pelo GetNinjas , maior aplicativo de contratação de serviços da América Latina, elencou seis dicas básicas para que deseja se iniciar na modalidade. Confira abaixo quais são elas:

1 – Busque um m√©dico: antes de pensar em praticar qualquer atividade f√≠sica, √© essencial procurar por um m√©dico e realizar exames peri√≥dicos. √Č muito importante que o seu corpo esteja preparado para fazer algo que exige esfor√ßo f√≠sico.

2 РFortaleça a musculatura: o segundo passo para começar a correr é fortalecer a musculatura envolvida na atividade. No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo. #DicaNinja: o agachamento, por exemplo, é um ótimo exercício que pode ser realizado em casa e proporciona esse resultado.

3 – Pratique exerc√≠cios educativos: somente ap√≥s o fortalecimento da musculatura √© que √© recomendado iniciar os exerc√≠cios educativos. Eles s√£o chamados de educativos porque s√£o respons√°veis pela melhora de cada movimento da modalidade e tamb√©m ajudam na postura para a execu√ß√£o da atividade. ‚ÄúEles funcionam como uma dan√ßa: primeiro, n√≥s pegamos os passos de cada parte da m√ļsica, depois, treinamos v√°rias vezes cada um deles e, por fim, juntamos tudo para criar a coreografia‚ÄĚ, explica Thais. #DicaNinja: um dos principais exerc√≠cios educativos de corrida pode ser feito em casa desta maneira: em p√©, sincronize perna direita com bra√ßo esquerdo e perna esquerda com bra√ßo direito. Comece devagar e aumente a velocidade aos poucos at√© que o movimento torne uma corrida.

4 – Utilize cal√ßados adequados: um cal√ßado adequado √© um item indispens√°vel para praticar corrida, porque, al√©m de contribuir com o seu conforto, previne les√Ķes nas articula√ß√Ķes e evita dores nos p√©s, nas pernas e na coluna. Al√©m disso, te ajuda a ter um rendimento melhor durante a atividade.

5 РMantenha a regularidade nos treinos: se exercitar no mínimo três vezes por semana é o ideal para alcançar sua meta. Isso inclui exercícios na academia, atividades em casa e corridas na rua. O importante é manter o foco e a frequência das atividades.

6 РComece devagar e vá progredindo: comece fazendo pequenas treinos intercalando corrida e caminhada ou corrida e descanso. Assim, seu corpo vai se adaptando à nova rotina e se condicionando. Tente tudo isso na esteira, inicialmente, e, de maneira gradativa, intercale com corrida de rua.