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- INVIS√ćVEL -

Como voltar a rotina de exercícios físicos

Passado o inverno, as pessoas retomam suas rotinas diárias de exercícios físicos para voltar a forma no verão. Incluída na programação diária de muita gente, o fim da temporada de frio dá início à de praticar exercícios físicos.

Nem sempre é fácil voltar a se exercitar depois de uma longa pausa. Por isso, o diretor técnico da Sociedade Brasileira de Personal Trainers, Giulliano Esperança, deu 10 para quem quer voltar a rotina de exercícios físicos e manter a forma. Confira:

1. Inicie com atividades leves
Quantas vezes você iniciou um programa de treinamento físico e após uns dias, ficou resfriado, com gripe ou dor de garganta? Esse efeito é devido ao impacto negativo que a intensidade alta do exercício físico exerce sobre o sistema imunológico, exercícios de alta intensidade deprimem o sistema imunológico. Inicie com exercícios leves e moderados, que ao contrário do exercício de alta intensidade, eles melhoram o sistema imunológico.

Mantenha o foco na hidratação
Estou falando sobre o elemento mais abundante em nosso corpo, √°gua. Uma pessoa pode ter de 60 a 75% de √°gua pelo corpo, que exerce fun√ß√Ķes primordiais em nosso corpo. Vamos para o extremo, a desidrata√ß√£o pode levar a graves efeitos sobre o corpo, como o mau funcionamento dos √≥rg√£os, principalmente do rim. E se tratando de uma desidrata√ß√£o leve, comprometemos o sistema circulat√≥rio, a queda de desempenho f√≠sico e at√© o aumento de risco de les√Ķes musculares.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas
O álcool afeta o funcionamento pleno do organismo, também atrapalhando muito a hidratação, além das toxinas que exigem o funcionamento saudável do fígado.

Escolhas alimentares saud√°veis

O m√ļsculo precisa de energia e suas c√©lulas de nutrientes que s√£o fornecidos pelos alimentos, assim sendo, calorias vazias, alimentos sem nutrientes construtores, prejudicam a desempenho e execu√ß√£o durante o exerc√≠cio.

Defina uma meta

Definir uma meta, alcançável, ajustada a sua vida pessoal e de trabalho, contribui para o seu sucesso diário, principalmente nos momentos decisivos que envolvem os hábitos de autocontrole alimentar e autogestão de estresse e ansiedade, pois com uma meta clara em mente, aumentamos de ter escolhas mais saudáveis.

Fique de olho na qualidade do seu sono

Em meu trabalho, com meus alunos, monitoro diariamente a qualidade do sono. Como você acorda interfere diretamente em seu desempenho diário, tanto no esforço físico, como também na redução do estresse e ansiedade.

Monitore a sua disposição física:

Ao final do dia, verifique como est√° a sua disposi√ß√£o f√≠sica. Se voc√™ finaliza o dia esgotado, √© importante verificar seu n√≠vel de aptid√£o f√≠sica, se suas escolhas alimentares promovem disposi√ß√£o, se voc√™ est√° com um programa de treino compat√≠vel com o seu estilo de vida permitindo uma recupera√ß√£o completa entre as sess√Ķes de treino.

Mensure a sua circunferência abdominal:

A obesidade abdominal, √© um promotor de um estado de inflama√ß√£o cr√īnica de baixo, traduzindo, √© ber√ßo praticamente de todas as doen√ßas. Para homens, a cintura abdominal deve estar abaixo de 102 cm e mulheres abaixo de 88 cm. Mais importante que o peso corporal, √© reduzir a gordura abdominal, indicador fiel de resultado em rela√ß√£o ao emagrecimento.

Desafie-se:

Escolha uma roupa que voc√™ sonha usar, mas que n√£o est√° servindo, algo que est√° ao seu alcance e que agora n√£o est√° nem um pouco confort√°vel.O desconforto √© um ponto importante de mudan√ßa, afinal nada √© pior que a sensa√ß√£o de colocar uma roupa e n√£o ficar legal, √© uma dor emocional que vai l√° na alma. Uma dica: quando ficar em d√ļvida e sem for√ßa para treinar, lembre desse momento e dessa roupa.

√Č um excelente momento para agendar um check-up

√Č o momento de preparar o planejamento pessoal para agendar as consultas preventivas, cardiologista, urologistas, ginecologista, end√≥crino, dentista e especialistas que fazem parte da sua necessidade para construir uma sa√ļde 100%.