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- INVIS√ćVEL -

Descubra como o abacate auxilia no emagrecimento e na pr√°tica esportiva

Muito tem se falado do abacate nos √ļltimos anos, j√° que cada vez mais s√£o descobertos os benef√≠cios que o alimento pode trazer √† sa√ļde. Por√©m, n√£o foi sempre assim; o abacate, h√° poucos anos, era visto com maus olhos por ser uma fruta que cont√©m muitas calorias. Mas voc√™ sabia que o abacate, mesmo sendo cal√≥rico, auxilia na performance esportiva e √© um bom aliado no emagrecimento? A Dra. Marcella Garcez, m√©dica nutr√≥loga e professora da Associa√ß√£o Brasileira de Nutrologia, explica: ‚ÄúO abacate √© uma fruta rica em gordura insaturada, popularmente apelidada de gordura boa. Isso faz com que seja saud√°vel para qualquer pessoa, em especial praticantes de exerc√≠cios, pois esses necessitam de mais gordura insaturada. Al√©m disso, o abacate √© rico em vitaminas C e E, √īmega 6, √īmega 9, √īmega 7, √°cido f√≥lico, pot√°ssio, beta-sitosterol e uma alimenta√ß√£o que inclui frequentemente a fruta pode aumentar as taxas de HDL (colesterol bom) e diminuir o colesterol total, protegendo, assim, a sa√ļde cardiovascular‚ÄĚ, diz a m√©dica.

Outro fator que beneficia os praticantes de exerc√≠cios f√≠sicos s√£o os antioxidantes presentes na fruta, sendo que os abacates e suas esp√©cies s√£o importantes fontes alimentares de carotenoides e glutationa, potentes antioxidantes. ‚ÄúOs antioxidantes ajudam a destruir os radicais livres gerados pelo exerc√≠cio intenso. √Č extremamente importante obter antioxidantes por meio da alimenta√ß√£o, pois eles fornecem elementos com disponibilidade distinta daqueles encontrados nos suplementos. Quanto ao emagrecimento, por ser rico em fibras, o abacate ajuda a dar a sensa√ß√£o de saciedade e diminuir o apetite, controlando a fome e, consequentemente, os n√≠veis de insulina, al√©m de garantir o funcionamento do intestino‚ÄĚ, destaca a nutr√≥loga, que complementa explicando os efeitos do abacate se consumido na hora de dormir: ‚ÄúNesse caso, o abacate potencializa a a√ß√£o do GH ‚Äď horm√īnio do crescimento ‚Äď pois seu pico de produ√ß√£o acontece no per√≠odo noturno. Dessa forma, ajuda a formar m√ļsculos e faz o organismo utilizar a gordura armazenada como fonte energ√©tica‚ÄĚ, explica.

Vale ressaltar que, al√©m dos benef√≠cios aos que almejam emagrecer ou aumentar a performance esportiva, o abacate possui diversos outros, que incluem: aux√≠lio no tratamento das hiperlipidemias (aumento de gordura no sangue e que pode gerar problemas no cora√ß√£o); efeito anti-inflamat√≥rio, gra√ßas √† vitamina E; melhora na biodisponibilidade de vitaminas lipossol√ļveis (A, D, E e K), melhora na circula√ß√£o sangu√≠nea, fortalecimento do sistema imunol√≥gico, gera benef√≠cios √† pele e ao cabelo; auxilia no controle do colesterol e triglic√©rides; seu consumo diminui a chance de diabetes; al√©m de regular o ciclo menstrual e melhorar o sono. ‚ÄúA introdu√ß√£o regular de abacate na alimenta√ß√£o deve ser feita sob acompanhamento nutrol√≥gico, para que a quantidade seja indicada corretamente a fim de potencializar ao m√°ximo os benef√≠cios do alimento e minimizar a chance de um efeito indesejado, j√° que a fruta √© cal√≥rica, deve ser consumida idealmente em pequenas quantidades, nos planos alimentares de emagrecimento‚ÄĚ, finaliza a Dra. Marcella Garcez.