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- INVIS√ćVEL -

Dicas para o agachamento perfeito

Exercício ajuda a definir pernas e bumbum

Considerado um dos exerc√≠cios mais poderosos e completos, o agachamento, est√° presente na rotina de quem faz treinos funcionais e muscula√ß√£o. “Mesmo sendo popular, nem todas as pessoas conseguem a execu√ß√£o correta e acabam n√£o tendo os resultados desejados, al√©m de provocar o desgaste desnecess√°rio das articula√ß√Ķes”, alerta Giuliano Cangiani, Master Trainer da modalidade fitness Strong by Zumba, treino de alta intensidade que tonifica todos os m√ļsculos do corpo em poucos minutos.

O¬†squat, como o agachamento tamb√©m √© conhecido, trabalha a regi√£o do abd√īmen e core, al√©m √© claro, dos gl√ļteos e pernas. Al√©m de ativar o sistema cardiovascular, especialmente quando as vers√Ķes promovem mais intensidade, como √© o caso do agachamento acompanhado de salto. O¬†expert¬†tamb√©m explica que o exerc√≠cio pode ajudar a emagrecer.

“Podemos ativar o metabolismo, o que vai auxiliar na queima de gordura e, consequentemente, no emagrecimento j√° que, diminui a celulite da regi√£o e tonifica a musculatura”.

Os exercícios melhoram o contorno corporal e contribuem para uma boa postura. Para obter esses benefícios, é importante praticar o movimento com regularidade e corretamente. Para isso, Giuliano revela 5 dicas para turbinar os resultados do treino de agachamento:

Atenção às pernas

Todo e qualquer exerc√≠cio requer aten√ß√£o. √Č preciso ter essa consci√™ncia antes de iniciar o treino. “Imagine que voc√™ est√° sentando em uma cadeira, para isso, mantenha as pernas paralelas e alinhadas com os ombros, distribuindo o peso do corpo nos p√©s“, explica Giuliano que acrescenta: “tente manter um √Ęngulo de 90 graus entre o posterior de coxa e as panturrilhas e ao agachar n√£o deixe que os joelhos ultrapassem a linha dos p√©s“.

Quadril: a sustentação do movimento

O Master Trainer explica “Deixe o quadril solto, ao agachar leve o bumbum para tr√°s. No momento em que se levanta √© natural que o quadril seja projetado para frente e aqui √© o grande erro, √© preciso deix√°-lo reto”.

Abdomên como aliado da coluna

“√Č imprescind√≠vel que o abd√īmen esteja contra√≠do durante o exerc√≠cio. Dessa forma o core √© ativado, fortalecendo a musculatura lombar e consequentemente protegendo a regi√£o de les√Ķes”, explica Giuliano.

O posicionamento dos braços é fundamental

Se engana quem pensa que os bra√ßos devem estar √† frente do tronco e elevados apenas para manter o equil√≠brio durante o exerc√≠cio. “Os bra√ßos devem estar posicionados na linha do peitoral, para garantir a postura correta e o encaixe do abd√īmen e da lombar”, finaliza o Master Trainer.