PUBLICIDADE

viagem

As principais atra√ß√Ķes de Bertioga

Bertioga surpreende com belas praias, variedade de passeios e grande extens√£o preservada de Mata Atl√Ęntica. Com a vantagem de estar a apenas 80 km da cidade de S√£o Paulo, a Est√Ęncia Balne√°ria de Bertioga tem como moldura a bela Serra do Mar, com suas eleva√ß√Ķes cobertas pela Mata Atl√Ęntica. J√° o litoral exibe trechos de manguezal e restinga. Ali√°s, mais de 90% do territ√≥rio de Bertioga √© √°rea de preserva√ß√£o permanente, com rios cristalinos e uma biodiversidade sem igual.

O potencial tur√≠stico do destino √© t√£o grande que a cidade tem recebido o apoio da Secretaria de Turismo do estado de S√£o Paulo, atrav√©s da Secret√°ria Adjunta Bianca Colepicolo, que esteve em Bertioga para uma visita em setembro. A ideia √© ajudar a desenvolver ainda mais e a impulsionar o turismo na cidade em segmentos diversos, como n√°utico, de pesca, ecol√≥gico, entre outros. Confira algumas das principais atra√ß√Ķes de Bertioga:

Canal de Bertioga

As √°guas calmas do Canal de Bertioga s√£o pontuadas por in√ļmeros barcos de pesca coloridos ‚Äď a pesca n√£o s√≥ √© fonte de renda para a cidade, mas tamb√©m uma grande atra√ß√£o tur√≠stica. Na orla do Canal, h√° um boulevard com restaurantes, sorveterias e lojas. Ali tamb√©m se encontra o Forte S√£o Jo√£o, que data de 1532 e foi a primeira fortaleza do Brasil.

Do p√≠er partem passeios de escuna pela costa da cidade, como o da Escuna G√™nesis (escunagenesis.com.br), com seu divertido tema de navio pirata. Outra op√ß√£o para conhecer o Canal √© o Barco Escola, que recebe excurs√Ķes de estudantes e grupos privados em um passeio focado em educa√ß√£o ambiental.

Praias

Com 33 km de praias, Bertioga é perfeita para um banho de mar. Entre as mais conhecidas estão a da Enseada e a de São Lourenço, com as luxuosas casas de veraneio da Riviera. Já o Cantão do Indaiá tem águas bem calmas, como se fosse uma grande piscina natural.

Vale ir um pouco mais al√©m, at√© a Praia de Itaguar√©, onde o rio hom√īnimo des√°gua no mar e bancos de areia aparecem na mar√© baixa. Por ali, junto √† estrada, est√£o alguns dos melhores restaurantes de Bertioga, como o Bill Ostras, cujas especialidades s√£o peixes e frutos do mar fresquinhos.

Aldeia indígena

J√° na divisa de Bertioga com S√£o Sebasti√£o, na Praia de Borac√©ia, est√£o as Terras Ind√≠genas do Rio Silveira, onde vivem cerca de 500 √≠ndios guaranis. A aldeia mant√©m viva sua cultura, com dan√ßas, m√ļsicas, culin√°ria e artesanato t√≠pico.

Ecoturismo e turismo acessível

Com restingas, mangues e matas protegidas, Bertioga tem um enorme potencial de ecoturismo, através de trilhas, passeios de caiaque e outras atividades. Além disso, a cidade abriga o Parque Estadual Restinga de Bertioga e uma das maiores bacias hidrográficas da Baixada Santista.

No Rio Jaguareguava, por exemplo, é possível passear de caiaque e se banhar em águas rasinhas e totalmente cristalinas. O passeio precisa ser agendado previamente pelo WhatsApp (11) 94702-0906 / 94700-3923, com Bruno ou Cristiane. Eles também organizam o BGF Praia Acessível, um evento com caiaques e catamarãs adaptados, cadeiras anfíbias e surfe adaptado na Praia da Enseada.

Gastronomia

A culin√°ria cai√ßara, com peixes saborosos, camar√Ķes, ostras e outras tantas del√≠cias do mar, √© destaque em Bertioga ‚Äď com pre√ßos bem mais acess√≠veis do que na capital paulista, por exemplo. Para celebrar a gastronomia local, s√£o organizados anualmente dois eventos imperd√≠veis: o Festival da Tainha, em julho, e o Festival do Camar√£o na Moranga, em agosto.

Fotos: Divulgação