PUBLICIDADE

viagem

Dicas para quem almeja mudar para os Estados Unidos no próximo ano

Final de ano já está aí batendo na porta e, com a virada, as pessoas fazem novos planos, estipulam metas com o intuito de melhorar de vida. Mas e quando faz parte desses novos sonhos uma mudança de país?

Mesmo parecendo um sonho distante e complicado, o YouTuber Brancoala, que mora fora do Brasil h√° 13 anos, afirma que √© poss√≠vel tirar esse planejamento do papel. ‚ÄúToda realiza√ß√£o de um grande sonho come√ßa com a prepara√ß√£o. Se mudar de casa j√° n√£o √© tarefa f√°cil, imagine mudar de pa√≠s. Ent√£o, depois de respirar fundo, voc√™ decidiu que quer sair do Brasil, √© hora de come√ßar a organiza√ß√£o. Essa, que parece mais uma das doze tarefas de H√©rcules, vai ficar mais f√°cil tamb√©m quando todos da fam√≠lia estiverem de acordo e contribu√≠rem para o processo‚ÄĚ, afirma.

Foto: Divulgação

Itens como ter uma reserva econ√īmica, planejamento e principalmente entender os motivos que levaram a tal decis√£o, s√£o primordiais. ‚ÄúEssa √© uma decis√£o importante que n√£o deve ser tomada de uma hora para outra, mas sim pensada com cautela. Em qual tipo de cidade quer morar? Quais s√£o as suas prioridades? √Č preciso levar em considera√ß√£o o clima, quem est√° indo com voc√™, o que voc√™ vai levar. N√£o adianta querer morar em Nova York se voc√™ precisa de uma casa com quintal para seus filhos crescerem‚ÄĚ, alerta.

Branco aconselha tamb√©m a pesquisar pre√ßos e estilo de vida das pessoas que moram no lugar escolhido. ‚ÄúPor exemplo, os Estados Unidos √© um pa√≠s continental assim como o Brasil e, portanto, tem cidades das mais diversas estruturas‚ÄĚ, aponta.

Um dos desafios de quem j√° est√° em outro pa√≠s √© ter que lidar com a saudade. Nesses casos, o ideal √© apostar na tecnologia que permite amenizar a dor causada pela dist√Ęncia dos demais familiares. ‚ÄúAv√≥s, tios, primas, s√£o importantes tamb√©m na educa√ß√£o das crian√ßas e o fato delas interagirem com essas pessoas vai colaborar para um crescimento saud√°vel, desenvolvendo empatia e aprendendo a lidar com diversas situa√ß√Ķes. Fa√ßa liga√ß√Ķes de √°udio ou v√≠deo, interaja nas redes sociais. Tudo isso, por mais que parece pouco, cria uma conex√£o que, mesmo existindo a dist√Ęncia, est√£o sempre perto‚ÄĚ, destaca Brancoala.

O YouTuber separou um passo a passo, com ênfase nos assuntos mais complexos, para auxiliar os viajantes nessa futura caminhada.

Visto Americano

O primeiro passo ap√≥s a decis√£o √© pesquisar bastante e prestar aten√ß√£o aos detalhes, uma vez que os Estados Unidos aplicam uma forte pol√≠tica anti-imigra√ß√£o. No entanto, o Brasil tem firmado uma rela√ß√£o mais estreita com o governo atual, o que eventualmente pode facilitar a entrada no pa√≠s. Diante dessas informa√ß√Ķes o caminho mais f√°cil √©¬† tentar uma resid√™ncia¬† por meio do visto de trabalho. Se a sua empresa tem alguma conex√£o com os norte-americanos, tente a expatria√ß√£o.

O visto de estudante pode ser uma boa alternativa também. Ao viver legalmente lá fora, é possível cursar uma graduação ou até mesmo pós.

Existem outros caminhos tamb√©m, como parentesco com algum nativo. Tamb√©m existe uma certa facilidade para abrir novos neg√≥cios nos EUA. ‚ÄúO importante √© entender em qual caso voc√™ se encaixa. Vale dar uma olhada no site da Embaixada Americana para tirar as d√ļvidas e conhecer os tipos de vistos, al√©m de contar com um advogado especializado na √°rea‚ÄĚ, afirma.

Aprender a língua

Falar inglês é um dos principais requisitos para viver nos EUA. Além de ser essencial para a comunicação durante o dia a dia no país, é algo que as pessoas consideram bastante e pode ajudar a desenvolver o relacionamento com nativos.

Algumas regi√Ķes dos Estados Unidos t√™m bastante brasileiros. Uma das grandes comunidades fica Fl√≥rida, justamente onde a fam√≠lia Brancoala vive. Mas o ideal √© n√£o contar com isso. ‚ÄúAlguns cursos podem ajudar a ter uma no√ß√£o do b√°sico se voc√™ n√£o teve ainda nenhum contato com o ingl√™s, mas algo que ajuda muito √© assistir filmes com legendas em ingl√™s ou at√© mesmo ver v√≠deos no Youtube. Mas √© importante lembrar que somente a viv√™ncia direta vai ajudar a desenvolver seu vocabul√°rio e sua confian√ßa e ter muitas pessoas falando portugu√™s pode retardar o processo‚ÄĚ, destaca.

Comprar ou alugar um imóvel 

Com a mudança podem começar a surgir ideias de comprar uma casa ou apartamento, o que é muito interessante. Independente da escolha pender para compra ou aluguel, os processos podem diferir um pouco do Brasil, seja na questão de valor ou contratual.

Uma das similaridades entre os dois pa√≠ses, no entanto, √© a que as pessoas buscam por um profissional da √°rea para auxiliar na procura, al√©m de ajudar com d√ļvidas em rela√ß√£o √†s propriedades, eles tamb√©m v√£o saber avaliar quest√Ķes mais complexas, como a manuten√ß√£o da resid√™ncia, facilidades para a fam√≠lia e tamb√©m o pr√≥prio contrato de loca√ß√£o ou compra. Por isso √© essencial buscar por um profissional qualificado.

Quero levar meu bichinho de estimação

A maior parte das famílias que tem um bichinho de estimação reconhece esses animais como parte delas e sabem como pode ser difícil se separar, isso pode ser ainda mais complicado se envolver crianças e um outro país.

Existem algumas regras para transportar animais em v√īos internacionais e √© importante segui-las. H√° particularidades que mudam de empresa para empresa, mas algumas s√£o leis, como o cachorro ou gato precisam estar com todas as vacinas em dia, al√©m do atestado assinado por um veterin√°rio que certifique de que o animal pode embarcar.

As caixinhas de transporte também fazem parte das normas de companhias aéreas e é preciso verificar com cada uma delas quais são as permitidas.

N√£o deixe de tentar

A √ļltima dica de Branco √© encarar esse momento como qualquer outra mudan√ßa. Pode realmente parecer uma empreitada dif√≠cil e muitas pessoas desistem por conta disso, mas com planejamento, uma boa pesquisa e dedica√ß√£o √© poss√≠vel fazer.