PUBLICIDADE

viagem

Neve, florada de ipês e visita de baleias: Saiba o que esperar durante a estação mais fria no Brasil

Saiba as principais mudanças observadas na natureza durante o inverno no Brasil

No Brasil, o inverno acontece entre os dias 21 de junho e 22 de setembro. Esse período é conhecido pelas temperaturas baixas, dias mais curtos e noites mais longas, mas, existem características peculiares da estação em cada região do País e isso pode te ajudar na hora de escolher o local para a sua viagem de inverno.

Neve

Apesar de não ser comum, é possível encontrar neve no Brasil. Mais frequentes em países da América do Norte e da Europa, esses flocos de gelo se formam em locais com temperatura próxima ou abaixo de zero grau, sem vento e com pouca umidade, características do clima subtropical da região Sul do País. O cenário fica ainda mais favorável em grandes altitudes e altas latitudes, em cidades serranas do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Queimadas e floradas

Considerada a savana mais rica em biodiversidade no mundo, o Cerrado se transforma durante o inverno. ‚ÄúCom a esta√ß√£o mais seca e as temperaturas mais amenas, verificamos o recolhimento de alguns animais, principalmente r√©pteis e anf√≠bios, que aguardam a volta das chuvas para se reproduzirem. At√© mesmo as aves e mam√≠feros se locomovem menos pelo Cerrado durante os meses do inverno‚ÄĚ, explica o bi√≥logo, professor da Universidade de Bras√≠lia e membro da Rede de Especialistas em Conserva√ß√£o da Natureza, Reuber Brand√£o.

Segundo Brand√£o, √© poss√≠vel verificar o fen√īmeno das queimadas durante a esta√ß√£o, principalmente nos meses mais secos e quentes ‚Äď entre agosto e setembro. Nesse per√≠odo, o fogo √© mais intenso, atingindo extens√Ķes maiores e causando risco para os animais, principalmente os que n√£o conseguem se “entocar”, como os tamandu√°s.

Outro fen√īmeno que chama aten√ß√£o nessa √©poca do ano √© a florada de algumas √°rvores do Cerrado. ‚ÄúOs ip√™s roxos, amarelos e rosas florescem nos meses de agosto e setembro e indicam, junto com a chegada das tesourinhas, que o per√≠odo mais seco est√° terminando‚ÄĚ, finaliza o especialista.

Visita das baleias

Entre os meses de julho e novembro, o litoral brasileiro recebe a visita das baleias jubarte e franca. ‚ÄúDurante o inverno, as baleias migram para √°guas tropicais e subtropicais e se aproximam da costa do Pa√≠s para a reprodu√ß√£o. No ver√£o, elas retornam √†s √°guas polares para se alimentarem‚ÄĚ, afirma a analista de Projetos Ambientais da Funda√ß√£o Grupo Botic√°rio de Prote√ß√£o √† Natureza, Janaina Bumbeer.

Esses mam√≠feros podem ser vistos em diversos pontos pelo Pa√≠s. √Č mais comum observar baleias jubarte no Parque Nacional Marinho de Abrolhos, no litoral baiano. No inverno e na primavera, a regi√£o funciona como ber√ß√°rio para o maior grupo de baleias jubarte do mundo. J√° as baleias francas se concentram no estado de Santa Catarina. A √Ārea de Prote√ß√£o Ambiental da Baleia Franca foi criada em 2000 justamente para preservar o habitat da esp√©cie e ordenar atividades tur√≠sticas e de pesquisa. ‚ÄúTanto no Norte como no Sul do Brasil √© poss√≠vel avistar as baleias. Mas observa√ß√£o deve ser feita sem interferir nos animais, para n√£o impactar o desenvolvimento da esp√©cie‚ÄĚ, destaca Janaina.

Regi√Ķes alagadas

A regi√£o amaz√īnica recebe praticamente a mesma quantidade de energia solar durante todo o ano, fazendo com que as esta√ß√Ķes n√£o apresentem tanta varia√ß√£o. √Č poss√≠vel observar apenas um per√≠odo mais chuvoso e outro mais seco. Entre os meses de junho e setembro chove menos, contudo, o excesso de chuva dos meses anteriores faz com que os rios fiquem cheios, chegando a atingir o topo das √°rvores, o que facilita a navega√ß√£o e altera a paisagem, criando condi√ß√Ķes mais adequadas para o turismo.

O clima mais seco também favorece o aumento das temperaturas, o que torna a estação do ano mais quente do que o próprio verão.

Animais à vista

Diferente da Amaz√īnia, que permanece alagada no inverno, no Pantanal o n√≠vel dos rios tende a baixar nesta √©poca do ano. Assim, os animais da regi√£o ficam mais vis√≠veis, como capivaras, jacar√©s, aves, macacos e at√© a on√ßa pintada. O volume baixo dos rios tamb√©m permite fazer os tradicionais passeios de barco para observar a fauna e a flora do bioma