4.2 // TURISMO 

O Carnaval é celebrado no mundo todo das maneiras mais diversas, mas é muito comum ver carros alegóricos e desfiles com grandes produções. Ao contrário disso, na cidade de Tilcara, no extremo norte da Argentina, há uma celebração bastante diferente, cheia de cores vivas, muita água e tradição. Localizada na província de Jujuy, Tilcara foi o destino com crescimento mais rápido de reservas em 2019 em toda a Argentina, de acordo com um levantamento da Booking.com.

O carnaval de La Quebrada de Humahuaca, como é conhecido, começa uma semana antes do feriado nacional, quando diferentes grupos de foliões começam a acampar nas encostas das colinas para desenterrar o “dêmonio”, que nesta festa é representado por um pequeno boneco de pano. Após a escavação em 22 de fevereiro, bombas e fogos de artifício começam a soar para acompanhar a multidão que desfila ao ritmo da música regional Jujeña. Todos são convidados a dançar e a confraternizar, pois, segundo a crença local, esse é o momento de liberar desejos reprimidos e comemorar a vida. As celebrações se repetem todos os dias durante a semana do Carnaval, sempre acompanhadas de muita música tradicional e comida típica da região.

As pessoas se vestem com cores vivas e usam máscaras para cobrir o rosto, além de se divertirem jogando farinha e presenteando umas às outras com ramos de manjericão, cujo aroma se espalha pela cidade. Além disso, os foliões jogam água uns nos outros como forma de purificação. No domingo, último dia de carnaval, o “demônio” que foi desenterrado é reverenciado e recebe várias oferendas, até que é enterrado novamente, até o próximo ano.

Tilcara está localizada no centro da Quebrada de Humahuaca, cercada por paisagens naturais de belíssimas montanhas. Além disso, destaca-se pela gastronomia e foi eleita pela comunidade de viajantes como um dos melhores destinos para apreciar a culinária regional.

saiba antes via instagram @revistamaissantos