4.2 // TURISMO 

Campos de Jordão nunca deixará de ser um potente destino turístico no Brasil. Uma das coisas que mais atraem as pessoas são as trilhas pela Serra da Mantiqueira no local. Porém, a cidade esconde outras belas trilhas e tem alternativa para todo mundo, desde os iniciantes até os profissionais na caminhada em meio a natureza. Confira abaixo!

1 – Trilha da Cachoeira da Galharada

Para quem está começando, a Trilha da Cachoeira da Galharada, no Horto Florestal de Campos do Jordão, é ideal. O passeio a pé pelos 4,7 km de distância é simples mesmo para aqueles que não têm um ótimo condicionamento físico.  Durante o trajeto é possível observar a Estação de Truticultura e Salmonicultura do Instituto de Pescas. A caminhada é perfeita para relaxar e contemplar as araucárias e o verde da mata nativa, além de aproveitar, ao final, a cachoeira que dá nome à trilha.

2 – Trilha do Zig Zag

Outra boa escolha é a Trilha do Zig Zag, uma das mais famosas de Campos do Jordão. Ela pode ser realizada caminhando, mas é perfeita para quem pedala em montanhas. De dificuldade média, seu trajeto tem início com mais de 15 Km de descida e muitos obstáculos naturais. A Zig Zag segue vários quilômetros em estrada de terra, um verdadeiro convite para acelerar as pedaladas, finalizando o percurso no Vale do Lageado.

3 – Trilha da Casa Redonda

Conhecida como Alto do Capivari, também aparece entre as indicadas para os iniciantes. São 16 km de ida e volta, partindo da Vila Capivari e atingindo mais de 1.700m de altitude, oferecendo uma vista panorâmica de toda a região e com trechos de rara beleza. Vale o esforço inicial da subida.

4 – Trilha do Rola Tronco

Para os mais radicais, a Trilha do Rola Tronco está entre as favoritas. São 23 km entre ida e volta, partindo da Fonte dos Milagres, na Vila Capivari. O percurso desce pela floresta e conta com muitos troncos soltos e raízes lisas, trazendo grau médio de dificuldades e a necessidade do acompanhamento de um guia qualificado, mesmo que você já tenha experimentado esse tipo de aventura.

5 – Trilha das Três Matas

Outra que exige algum grau técnico é a Trilha das Três Matas. Seu percurso, com cerca de 8 km, é ideal para ser percorrido de bicicleta. O início da trilha, fácil de localizar, é pela estrada que dá acesso ao Morro do Elefante. Ao longo do trajeto aparecem outras trilhas, mas todas se encontrarão novamente com a principal. O ponto alto do passeio é, literalmente, o visual das pedras a 1750 m de altitude, perfeito para parar e contemplar o visual imperdível antes de seguir até o final do percurso, bem próximo da Fonte da Minalba.

saiba antes via instagram @revistamaissantos