4.2 // TURISMO 

Espaço tem elevado teor artístico e uma magnífica paisagem natural

O Complexo Torre de Miroku está localizado às margens da Represa Billings, na cidade de Ribeirão Pires, região metropolitana de São Paulo. A apenas 1 hora da Avenida Paulista, o lugar é uma exaltação ao belo, à arte, à paz e à natureza.

Para chegar lá, o acesso é feito de barco pela Represa Billing e demora aproximadamente 20 minutos.

A construção demorou mais de 12 anos para ser construída e possui mais de 32 metros de altura, com 5 telhados utilizando 13 mil telhas e utilizou 400 toneladas de madeiras como angelim pedra, jatobá e eucalipto ecologicamente sustentáveis, além de concreto.

O projeto utilizou uma técnica mista de construção, onde a estrutura interna de vigas e colunas é constituída de concreto armado e a sustentação do telhado, sobreposto em cinco andares, é feita no padrão da tradição japonesa de encaixe de madeiras, com vigas fixadas sem a utilização de pregos e parafusos.

Essa técnica mista permitiu que a Torre de Miroku fosse a primeira no mundo a possuir um vão interno livre até o topo.

A fabricação das telhas iniciou-se em uma olaria, mas após a confecção de apenas mil telhas, a produção foi transferida para a oficina do Complexo, onde os membros ficaram responsáveis pela modelagem, esmaltação e douração das treze mil peças. As telhas do andar superior, as da cumeeira e as do beiral de todos os andares, foram esmaltadas com uma tinta que contém ouro em sua composição, trazida do Japão.

Há uma estátua 3D de 8 metros e que pesa 4 toneladas no interior da Torrer e que foi confeccionada pelo renomado escultor Cicero D´Avila. O artista é especialista em escultura figurativa. A estátua simboliza Kannon, uma divindade tanto masculina quanto feminina reverenciada no Oriente.

Já os vitrais do templo foram feitos com cristais de Murano criados e produzidos pela artista plástica Lilian Bomeny e demoraram 5 meses para serem concluídos.

O entorno da Torre é um local muito harmonioso que contém jardins e até uma mini cachoeira, ideal para quem procura relaxar e se aproximar da natureza.

saiba antes via instagram @revistamaissantos