4.2 // TURISMO 

Se você costuma viajar sempre para os Estados Unidos, pode bater a vontade de comprar uma casa no país para ter sempre onde ficar e parar de gastar com hospedagem, não é mesmo? Comprar um imóvel nos EUA é o sonho de muitas pessoas, mas é essencial conhecer a área onde pretende adquirir esse imóvel e especialmente suas necessidades.

Segundo o brasileiro Pablo Farias, corretor de imóveis na região da Flórida, conta que Orlando é a região mais visitada do mundo e possui uma infraestrutura para receber mais de 70 milhões de turistas, segundo dados de 2018.  Além disso, o local possui uma particularidade de áreas específicas para alugar por temporada/ férias, principalmente em Kissimmee, Davenport e Clermont.

Pablo enumerou alguns cuidados que é preciso ter para comprar um imóvel, principalmente na Flórida.

Determine que tipo de imóvel você precisa: isso é algo que deve estar muito claro na sua mente “Que tipo de imóvel você precisa?” Você quer ter um imóvel que vai usar quando vir para Orlando e quando retornar ao Brasil gerar alguma renda, ou essa propriedade ficará fechada/ alugada por período superior a 1 ano? A partir desses pontos, é possível determinar as melhores áreas e alternativas.

Muitos corretores podem tentar induzir a compra em áreas de temporada/ férias, isso porque recebem muitas vezes o triplo da comissão. Não que seja ruim, mas é ilusão pensar que esse imóvel vai render altíssimos valores. Se o seu objetivo for economizar com hotel quando estiver nos EUA e quiser uma renda extra ao retornar ao Brasil, essa é uma boa opção. Se for pra manter o imóvel fechado quando estiver no Brasil ou investir num local para alugar por prazo superior a 1 ano com maior valorização, não há necessidade de comprar em áreas de temporada. Se o foco for investimento, o meu conselho é optar por algo em áreas residenciais, maior perspectiva de valorizar, melhor liquidez, melhor infraestrutura como escolas.

Faça inspeção: seja no imóvel novo ou no usado, é essencial. Em propriedades novas pode ser mais tranquilo porque tem garantia da construtora. Quando se tratar de imóvel usado, o ideal é contratar uma empresa especializada para fazer essa inspeção e caso encontre algo relevante pode solicitar o conserto, um desconto ou mesmo cancelar a compra.

Entenda como as construtoras trabalham: Há casos de se receber até 3x mais na venda de casas de temporada, porque elas podem ter menor liquidez e perspectiva de valorização. É preciso tomar cuidado com esse tipo de indução. Além disso, algumas construtoras contam com algumas taxas, fique atento!

O que não está no contrato, não tem validade: vamos dizer que você está visitando uma casa e digam que é possível construir uma piscina. Ao terminar o processo de compra você procura fazer isso e então informado que não pode. Nesse caso, pode haver duas situações: a construtora terá que te compensar se constar algo no contrato. A maior parte dos contratos de compra e venda na Flórida são genéricos, mas ainda assim é importante se atentar para cláusulas extras/ adicionais.

Se existem muitas promessas, desconfie: isso vale para compra de imóveis e para qualquer outra coisa. Hoje em dia as informações são muito fáceis e rápidas, então não existe alguém sem conhecer como as coisas realmente funcionam. Na maioria dos casos é enganado quem busca facilidades e, nesse caso, é uma tendência ser enganado.

Saiba a diferença entre comprar a vista e financiado: ao comprar um imóvel a vista as despesas são menores, a taxa de cartório (closing costs) seria algo em torno de 2%. Já financiando, essa taxa a taxa de cartório (closing costs) seria algo em torno de 6.

saiba antes via instagram @revistamaissantos