4.2 // TURISMO 

Conhecida por ter grandes influências dos italianos e portugueses, a cidade de São Roque, em São Paulo, é a opção certa para quem procura uma viagem em família e não pode ir muito longe.A cidade fica apenas a 60 quilômetros da capital paulista.

Suas belas paisagens, juntamente com o clima aconchegante da cidade, são o cenário perfeito para as famílias que buscam fugir da rotina da cidade grande.

São muitas vinícolas e adegas espalhadas pela Estrada do Vinho que chamam atenção pela boa infraestrutura, restaurantes e degustação de produtos. O grande exemplo é a Vinícola Góes, localizada no km 9 da estrada, é um excelente passeio para os amantes do Deus Baco. Para iniciar novos apreciadores ao mundo dos vinhos e cativar ainda mais os antigos, a vinícola oferece duas opções de passeio. Na primeira é apresentado um vídeo institucional e a equipe Góes acompanhará a turma em uma visita monitorada pela parte de produção da vinícola, feito isso, os visitantes participarão de uma degustação dirigida com quatro vinhos finos. Essa atividade acontece em horários específicos e mediante a compra de ingresso. A segunda opção é a degustação de quatro rótulos finos, que pode ser feita em qualquer hora do dia.

A gastronomia também é um grande forte da cidade. Os diversos estabelecimentos oferecem pratos que harmonizam perfeitamente com os vinhos da região. De culinária italiana, o restaurante Tia Lina, localizado no km 10 da Estrada do Vinho, é tradicional na história da cidade. Seu cardápio conta com diversas opções de antepastos, saladas, massas e outros combinados que servem até duas pessoas. Seus carros chefes são: a deliciosa lasanha ao forno recheada de presunto, queijo e bolonhesa; o frango desossado e recheado com calabresa fresca, milho, azeitona, bacon, biju de milho e mandioca; o suculento filé mignon à parmegiana, que acompanha arroz e fritas; e o nhoque ao sugo, com o clássico molho de tomate com um tempero que você só encontrará no restaurante Tia Lina.

Na Vila Don Patto, o restaurante português do centro gastronômico conta com diversos pratos tradicionais, além de receitas especiais como o Bacalhau no Pão Português (lascas de bacalhau com pimentão vermelho, cebola, alho, tomate, salsinha e brócolis gratinado com requeijão de corte em pão português). A choperia e a cervejaria com influência belga, além da boulangerie formam o combo ideal para quem deseja conhecer o melhor da gastronomia europeia sem sair do País. Com área total de 320 mil m², o espaço está instalado onde, em 1919, o bisavô de Tulio Patto, atual diretor do local, plantou a primeira muda de uva da família no País. A partir de então, o cultivo do fruto e a produção de vinho passaram a fazer parte da identidade familiar.

Nem só de vinho vive São Roque. A diversão também está garantida para as famílias que viajam com crianças. O Ski Mountain Park une esportes radicais com uma encantadora paisagem. No complexo radical, estão disponíveis atividades como arvorismo, passeios a cavalo por trilhas ecológicas, paintball, torre de alpinismo, tirolesa, teleférico, tobogã, arco e flecha e, claro, a maior atração: as pistas de esqui e snowboard, as primeiras do Brasil. Além das atividades típicas de montanha, o parque oferece ar puro e lindas paisagens a 1.200 metros acima do nível do mar, com toda a infraestrutura necessária para atender a família, incluindo restaurante, cafeteria, choperia, doceria, fraldário, berçário e ambulatório.

saiba antes via instagram @revistamaissantos