PUBLICIDADE

clipping

Greve dos motoristas de ônibus termina após acordo

Da redação

Foi suspensa na tarde desta quarta-feira (17), a greve dos motoristas da Viação Bertioga. A empresa que pagou os salários na segunda e na terça-feira (15 e 16) prometeu saldar o vale-refeição e a cesta básica até sexta-feira (19).

Os rodoviários pediram também à quitação do adiantamento salarial até quarta-feira da próxima semana (24). Se isso não acontecer, a greve será retomada imediatamente.

Outra exigência para o fim da paralisação é o pagamento, até a próxima quarta-feira, dos valores de férias devidos aos empregados que gozam do direito neste mês de julho.

Nos dois dias e meio de greve, circularam 80% do transporte coletivo das 6h às 9 horas  e das 16h às 19 horas, o chamado horário de pico. Das 9h às 16 horas, rodaram 60% dos ônibus.

Esses percentuais foram garantidos por liminar obtida pela empresa na Justiça do Trabalho. A Viação Bertioga continua em débito com o fundo de garantia por tempo de serviço (fgts) e plano de saúde.

O impacto da greve não foi maior por causa do período de férias escolares. Em meses de aulas, o movimento afetaria as famílias de pelo menos 80% das 2.500 crianças servidas pelo serviço da rede pública.