PUBLICIDADE

Da Redação

Instagram remove quantidade de curtidas nas postagens

Por Alexandre Piqui

Alguns usuários do Instagram podem ter notado uma diferença nesta quarta-feira (17). Foram removidos os registros de quantidade de curtidas nas postagens. A nova atualização está sendo implementada aos poucos no Brasil e somente o dono de cada conta poderá ver o número total de engajamento.

De acordo com a rede social, a mudança tem um objetivo. “Iniciamos esse teste porque queremos que os seguidores se concentrem mais nas fotos e vídeos que são compartilhados, do que na quantidade de curtidas que recebem”, informa o comunicado.

Mas de que forma os usuários da rede vão acolher essa mudança? O MAIS SANTOS ouviu o psicólogo Hélio Alves, para ele vivemos em um tempo de narcisismo [um conceito da psicanálise que define o indivíduo que admira exageradamente a sua própria imagem e nutre uma paixão excessiva por si mesmo]. “A pessoa precisa se expor a qualquer custo. As curtidas são importantes para elas. É uma forma de se sentir acolhida”, relata.

A mudança na política de engajamento da rede social pode afetar o psicológico de muitas pessoas, alerta o especialista. “Tem gente que pode sofrer com essa atualização. Pois ela se alimenta da aprovação externa. Pessoas carentes precisam ter esse retorno para o ego”, acrescenta.

Irene Judithe Gomes Simões é avó do pequeno Enzo de oito anos. O garoto tem um perfil na rede social com mais de dez mil seguidores. Ele é um modelo mirim e o engajamento ajuda na captação de parcerias. “Ele amou quando chegamos a mil curtidas, agora com 10 mil, ele ficou bem feliz. Queremos aumentar o número de seguidores para podermos fazer trabalhos [de modelo]”, explica.

Cada um utiliza o Instagram de uma maneira, o que não pode acontecer é uma dependência, segundo o psicólogo. “Isso se torna um vício como qualquer outro. É a dependência afetiva.”, comenta.

E para você, essa atualização mudará em alguma coisa?