9.0 // DA REDAÇÃO 

O top três dos melhores profissionais de vinhos de Portugal inclui uma brasileira radicada em Santos: Paula Daidone. A profissional foi premiada com medalha de prata no concurso “Melhor profissional a serviço do vinho” promovido pela Associação dos Escanções de Portugal.

Para chegar à fase final, Paula, que deixou para atrás mais de 250 concorrentes, passou por testes que avaliaram as habilidades técnicas de análise sensorial, serviço de vinho, harmonização e conhecimento sobre os vinhos e regiões vitivinícolas portuguesas.

Única estrangeira entre os competidores, Paula encontrou na prova de harmonização o maior obstáculo a ser traspassado. “Não tinha muita familiaridade com a culinária portuguesa. Precisei me dedicar bastante ao tema. Foram dias e dias de estudos práticos e teóricos para compreender o conceito da gastronomia lusitana”, explica Paula, que hoje já se sente confortável para falar sobre o assunto.

Atualmente, Paula Daidone vive na Europa, onde continua sua incursão pelo mundo do vinho. Mas com o resultado positivo do concurso, Paula pensa em aplicar sua experiência e já traça os próximos passos: “Quero levar todo esse conhecimento adquirido para o Brasil”.

O plano agora é retornar para casa em outubro e ampliar os workshops que ocorrem em São Paulo também para Baixada Santista. “Estou conversando com alguns parceiros para realizar cursos sobre vinhos em Santos. Afinal, há muitos apaixonados por vinhos na região. Em breve teremos novidades!”, revela Paula.

saiba antes via instagram @revistamaissantos