2.8 // MEIO AMBIENTEREGIÃO 

Da redação  

Mais de 70 pessoas realizarão uma ação de limpeza no Bairro Canto do Forte, em Praia Grande, neste sábado (10) a partir das 9 horas. A ideia é da ONG Organização Ecologia em Movimento (Ecomov) e tem como objetivo principal a detecção de metais debaixo da areia. 

De acordo com o presidente da ONG, Rodrigo Brandão Azambuja, a limpeza diferenciada retirará materiais de difícil acesso. “será aproximadamente 30 cm de profundidade e o operador retira o resíduo muitas vezes esquecido ou deixado ali” conta. 

Azambuja comenta que na última Campanha nas Praias, a ONG registrou 700 itens coletados, desde tampinhas de garrafa, brincos, lacres de latinhas, moedas e anéis. Porém, o lixo mais perigoso, segundo o presidente da Ecomov, é o eletrônico descartado indevidamente como o celular ou máquina fotográficaHá registros de materiais com mais de 15 anos de uso que comporta outros componentes tóxicos, além do ferro ou alumínio como chumbo, mercúrio e outros. 

A exposição desse material contamina em alto nível o solo e efluentes, proporcionando aos animais marinhos e a flora a absorção desse resíduo tóxico. 

A ação contará ainda com coleta de microlixo e o resultado disso será apresentado à Prefeitura Municipal de Praia Grande, junto ao Ministério Público (MP) para solucionar a questão do micro resíduo nas praias. 

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos