POLÍTICAREGIÃO 

Por Bárbara Farias

O aumento da participação feminina nas eleições 2020 e as estratégias regionais para ampliar essa representatividade serão discutidas no encontro Mulheres no Poder – Articulando rede para eleições 2020, que será promovido na próxima sexta-feira (27), a partir das 18 horas, no Sindicato dos Servidores de São Vicente. A iniciativa é do movimento Elas Na Política, com apoio das Promotoras Legais Populares de São Vicente, União dos Vereadores da Baixada Santista (Uvebs) e Foto Clube O Frame.

Segundo o movimento Elas na Política, a participação é aberta ao público feminino em geral, mas são convidadas especialmente as mulheres envolvidas em movimentos sociais, coletivos, associações, ONGs, departamentos governamentais liderados por mulheres, representantes de partidos e vereadoras eleitas da Baixada Santista.

“O encontro surgiu de uma constatação básica. Das 134 cadeiras legislativas da região, apenas nove são ocupadas por mulheres (6,71%). Um número que indica a necessidade urgente do universo feminino ocupar os espaços públicos, promovendo governos mais paritários”, informa o movimento.

“Iniciativas individuais estão acontecendo e queremos unir essas mentes pensantes em uma primeira conversa. Vivemos numa região metropolitana e cada cidade que avança reflete nas demais, inclusive se tivermos mais mulheres eleitas no próximo ano”, comenta Hanna Pereira, uma das idealizadoras do Elas na Política.

“Para as eleições de 2020, as mulheres contam com um trunfo, que é a necessidade de candidaturas femininas com potencial de votos. Muitas siglas já estão em busca de pessoas com esse perfil. O encontro Mulheres No Poder – Articulando rede para eleições 2020 visa criar uma coalizão regional para impulsionar a pauta no próximo ano”, informa ainda o movimento.

O Sindicato dos Servidores de São Vicente fica na Rua Visconde de Tamandaré, 234 – Centro.

As inscrições podem ser feitas pelo: http://bit.ly/articulacaodemulheresbs.

PROGRAMAÇÃO

18h – Credenciamento

18h30 – Abertura

19h – World Café: Tema 1 – Desafios para engajar mulheres nos partidos e nas candidaturas. Tema 2 – Como melhorar a interlocução entre mulheres eleitas, eleitoras e sociedade civil.

19h45 – Pausa

20h – Construção do plano de ação regional

20h45 – Encaminhamentos

21h – Encerramento

Próxima agenda do movimento Elas Na Política: Seminário – Rumo à paridade de gênero nos governos da Baixada Santista, 19 de Outubro, na Unifesp em Santos.

saiba antes via instagram @revistamaissantos