REGIÃO 

Da Redação

O fornecimento de água em Bertioga continua na berlinda. Após a multa aplicada pela Prefeitura Municipal à Companhia de Saneamento de são Paulo (Sabesp), na virada do ano, a falta d’água parece ainda atormentar os bertioguenses.

Nas redes sociais, são vários os relatos de torneiras secas. O problema estaria espalhado por vários bairros, como Vista Linda, Centro e Vicente de Carvalho. Alguns falam em problemas desde 29 de dezembro.

Procurada pela Reportagem do portal Mais Regiões, a Companhia afirma, por meio de sua assessoria, desconhecer problemas de abastecimento em Bertioga. Já a Prefeitura Municipal, por sua vez, informa que “(…)desconhece a informação da falta de água no Centro e no bairro Vista Linda. Já em uma parte do bairro Jardim Vicente de Carvalho, neste momento, a Sabesp realiza reparos na rede de abastecimento, por conta do rompimento da tubulação, que fornece água ao bairro”.

Multa

No início do ano, a Prefeitura de Bertioga multou a Sabesp em R$72.152,00. O motivo alegado foi “o transtorno ocasionado pela falta d’água em diversos bairros da cidade, bem como a falha no atendimento adequado aos munícipes e turistas” durante o feriado de Ano Novo.

Na ocasião, o Município também notificou a ARSESP (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo), responsável pela regulação e fiscalização do sistema de saneamento básico, conforme prevê o contrato assinado em julho de 2019 com a Companhia.

Sabesp

Em nota, a Sabesp esclarece que, na manhã de quinta-feira (23), executou reparos emergenciais em um trecho da rede de água que abastece as imediações do bairro
Jardim Vicente de Carvalho II, em Bertioga. Durante as horas de trabalho foi necessário interromper momentaneamente a distribuição de água nesta área. Por isso é obrigatória a existência das caixas-d’água residenciais, que devem ser dimensionadas para manter o consumo interno dos ocupantes por, no mínimo, 24 horas, conforme determina as normas técnicas para instalações prediais. A manutenção já foi concluída e o fornecimento de água em toda cidade acontece normalmente.

A Empresa pede para que quaisquer ocorrências sejam informadas imediatamente, 24 horas por dia, pela Central de Atendimento Telefônico, nos números 0800-0550195 ou 195. A ligação é gratuita. Além da Agência Virtual no www.sabesp.com.br ou no aplicativo para celulares e tablets iOS ou Android, que permite enviar fotos da ocorrência junto à denúncia.

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