REGIÃO 

Neste sábado (16), os alunos da escolinha de surfe da ONG Esporte Vida, de Mongaguá, terão uma manhã diferente. Ao invés das aulas teóricas e práticas sobre o esporte, aprenderão sobre prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. A palestra será ministrada pelo Grupo Saúde e Prevenção, na sede da ONG (Praça Dudu Samba, Centro – ao lado do Corpo de Bombeiros), a partir das 9 horas.

A previsão é que sejam atendidos cerca de 30 jovens a partir dos 15 anos, além dos pais, que também foram convidados a participar.

No último dia 5, o Ministério da Saúde divulgou que a contaminação de Sífilis está em seu maior índice desde 2010. “Eu credito esses números expressivos à pouca divulgação sobre formas de prevenção para todas as faixas etárias, desde os jovens até os idosos. Dados recentes apontam que a contaminação pelo HIV aumentou 700% entre os jovens, nos últimos dez anos”, disse o diretor do Grupo Saúde e Prevenção, Fábio Souza.

“Nossa sede é em Mongaguá, porém nossa atuação é maior nas capitais do país. Fazemos questão de trazer esse trabalho gratuito para os jovens de nossa cidade, como forma de contribuir para diminuir os índices de contaminação pelas Infecções Sexualmente Transmissíveis em geral”, afirmou.

Ao final da palestra, para não fugir muito da rotina, a galera cairá no mar para um ‘free surf’.

IST – Anteriormente denominadas Doenças Sexualmente Transmissíveis, as DSTs tiveram sua terminologia alterada em 2016 de acordo com o Decreto nº 8.901/2016 publicada no Diário Oficial da União, alterando Doenças por Infecções.

Sobre o Grupo – Com sede em Mongaguá, o Grupo Saúde e Prevenção atua há cinco anos em todo o país levando palestra gratuita de medicina preventiva a empresas, escolas e faculdades. “A cada trabalho, a cada viagem realizada, os profissionais que fazem parte do grupo notam que, mesmo com todo acesso à informação que existe hoje em dia, ainda há um déficit significativo no que se refere às informações básicas sobre prevenção”, reforçou Souza.

Além da palestra, o GSP também realiza ações sociais, apoiando Organizações Não Governamentais, como a ONG Esporte Vida. E, como reconhecimento deste trabalho, recebeu o Selo Empresa Amiga da Criança, da Fundação Abrinq. Mais em www.gruposaudeeprevencao.com.br e Instagram @saudeeprevencao.

Sobre a ONG – A ONG Esporte Vida atua há cinco anos em Mongaguá utilizando o surfe como meio de inclusão social de jovens em situação de vulnerabilidade social, em sua maioria. Atualmente, atende 74 alunos, que vão desde os 6 até os 18 anos.

Quem tiver interesse em apoiar o trabalho da Organização Não Governamental, pode entrar em contato pelo Facebook (https://www.facebook.com/ongesportevida/) ou pelo Instagram da ONG (@ong_esporte_vida).

 

saiba antes via instagram @revistamaissantos