PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Guarda-vidas salvam banhistas em São Vicente e Guarujá: veja vídeos

O mar agitado surpreendeu alguns banhistas neste final de semana na Baixada Santista. Ao menos dois casos aconteceram nas praias de São Vicente e Guarujá que obrigaram os guarda-vidas a trabalhar rápido para salvar as vítimas e evitar os afogamentos.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, a corporação estava em patrulhamento normal e uma menina foi encontrada sendo arrastada longe da arrebentação na praia do Itararé, em São Vicente.

Os guarda-vidas saltaram no mar e superaram a corrente que estava muito forte no local. Embora a banhista estivesse em área ainda considerada rasa, o que exigiu habilidade do piloto do helicóptero e dos profissionais, a vítima foi salva sem grau de afogamento.

Na praia da Enseada, em Guarujá, os guarda-vidas observaram que no mar havia também uma mão para o alto no mar e, na sequência, uma onda grande, no qual fez o banhista sumir. A aeronave parou no local e foi possível avistar a vítima, que tem 27 anos, é do sexo masculino e de São Paulo.

Mais casos pelo litoral

De acordo com o Grupamento de Bombeiros Mar√≠timo, em Praia Grande, neste √ļltimo domingo, populares perceberam que um banhista estava indo para um local de risco. Orientado, o homem afirmou que praticava nata√ß√£o e que permaneceria naquele local. Por√©m, minutos depois, o mesmo foi visto sinalizando pedido de ajuda e desapareceu nas √°guas. Populares acionaram os guarda-vidas, mas a v√≠tima n√£o foi localizada.

Já em Mongaguá, duas vítimas foram arrastadas por uma forte corrente de retorno. No segunda canal da praia, um dos banhistas teria conseguido sair por meios próprios, mas a outra pessoa acabou desaparecendo no mar. O guarda-vida, que estava no setor mais próximo, foi o primeiro a chegar, entrou no mar para o salvamento, avistou a vítima, porém, a mesma afundou antes que conseguissem alcançá-la.

Na cidade de Ilha Comprida, o guarda-vidas foi acionado para socorrer uma pessoa sendo arrastada pela correnteza. De imediato, o 2¬ļ PBGV foi acionado e correu sentido o setor Tupinamb√°. A v√≠tima foi localizada, encaminhada ao PS Ilha Comprida e deixada aos cuidados m√©dicos o qual constatou o √≥bito.

Aumento de pessoas salvas e redução de mortes

De 2019 para 2020, o Grupamento de Bombeiros Marítimos informa que houve aumento de 40,3% de Salvamentos e redução de 45,4 de óbitos por afogamento.

Nestes primeiros 19 dias do ano, aconteceram seis mortes e 543 pessoas salvas. No mesmo período do ano passado, foram 11 mortes e 387 pessoas salvas.

Neste √ļltimo final de semana, o resumo de casos teve: uma morte, em Ilha Comprida, al√©m de 65 v√≠timas salvas e dois desaparecidos, em Praia Grande e Mongagu√°.

 

 

(Foto: Reprodução)