2.4 // SAÚDEREGIÃO 

Foto: Pixabay

Nesse feriado prolongado, a cidade de Guarujá recebe, entre os dias 1º e 04 de novembro o 2º Uro-Onco Litoral 2018. Pela segunda vez na Baixada Santista, o evento faz parte da Campanha Novembro Azul e traz uma programação especial com muitas novidades para este ano.

O evento tem como propósito conscientizar a população, reciclar e atualizar os médicos sobre novos procedimentos, visando melhorar a qualidade de vida das pessoas que possuem a doença.

 Além de diversas atividades para os profissionais de saúde, os participantes terão a oportunidade de acompanhar quatro cirurgias ao vivo via robótica, que serão transmitidas diretamente da Santa Casa de Santos.

Entre os temas da programação estão novas técnicas cirúrgicas, tais como: robótica e laparoscópica; novas técnicas de radioterapia; terapia focal, novos medicamentos com diferentes mecanismos de ação, que passaram a ser incorporados no tratamento de diferentes neoplasias do trato urinário.

Organizado pela Sociedade Brasileira de Urologia de São Paulo (SBU-SP) em parceria com a Associação Paulista de Medicina (APM), serão apresentados casos clínicos desafiadores de câncer e tumor de bexiga, câncer de próstata, câncer renal, pênis e testículos. O encontro será aberto e permite a possibilidade de fazer cursos pré-congresso sobre incontinência urinária, infertilidade, reposição hormonal e tratamento de disfunção sexual.

A Urologia é uma especialidade em constante evolução e a Uro-Oncologia está entre as que evoluem com maior rapidez. “O tratamento do paciente oncológico tornou-se mais amplo, multiprofissional, exigindo a participação de profissionais de outras especialidades como enfermagem, fisioterapia, psicologia etc. A reciclagem de todos os profissionais envolvidos no tratamento do câncer urológico é necessária, em especial, a do urologista, em que o campo de ação deve ser amplo e não limitado somente em procedimentos cirúrgicos, mas no tratamento do paciente como um todo”, diz o Dr. Flavio Trigo, presidente da SBU – seccional São Paulo, professor Livre-Docente de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

A edição deste ano conta com a presença de especialistas internacionais como a Dra. Maria De Santis, chefe da seção de medicina interdisciplinar do Hospital Universitário de Berlim, na Alemanha, Paul Nguyen, especialista no gerenciamento do câncer de próstata e professor da Harvard Medical School. Além deles, Quoc-Dien Trinh, professor assistente de cirurgia na Faculdade de Medicina de Harvard, Brigham e Hospital das Mulheres e Dana-Farber Cancer Institute e o especialista Fernando Bianco, da Wayne State University School.

“É a segunda vez que a Baixada Santista recebe um Congresso tão importante com temas relevantes e novidades na área médica. Será uma grande oportunidade de participar de um evento diferenciado, interativo e de alto nível. Eu gostaria de convidar toda a classe médica, urologistas, oncologistas e outras especialidades que se interessam pelo assunto”, explica o Dr. Fábio Atz Guino, urologista e proprietário do ATZ Hospital Day, em Santos. Além de congressista, Fábio Atz fará ao vivo uma cirurgia urológica para a retirada de um nódulo no rim por vídeolaparoscopia .

Ainda dentro da programação, no dia 04 de novembro, acontece o lançamento oficial da Campanha Novembro Azul. A abertura será às 10 horas no auditório da APM, em Santos. Em seguida, uma caminhada contra o câncer de próstata encerra as atividades na orla da praia.

A iniciativa visa chamar a atenção do homem para o cuidado com a saúde, bem como a importância do check-up regular para prevenção de doenças.

saiba antes via instagram @revistamaissantos