2.7 // ESPORTEREGIÃO

Jogos Escolares de Praia Grande começam em setembro

A Secretaria de Esporte e Lazer (SEEL) definiu o dia 10 de setembro como a data-início dos Jogos Escolares de Praia Grande (SEEL e Secretaria de Educação – Seduc). As primeiras partidas serão de basquete, futsal, handebol e vôlei, feminino e masculino, nos Ginásios dos Bairros Caiçara, Canto do Forte (Mirins III), Jardim Aloha, Mirim (Falcão), Samambaia, Sítio do Campo e Tupi (Rodrigão).

“Consideramos a mudança da data da realização dos 82º Jogos Abertos do Interior que passaram de setembro para novembro, na cidade de São Carlos, e também da fase final dos 1º Jogos Estadual Infantil que acontecem em outubro, no município de Jundiaí”, informou o coordenador dos Jogos Escolares da SEEL Antônio Carlos Salles.

O congresso técnico está marcado para 29 de agosto. Na oportunidade, são sorteados os grupos de cada modalidade, definidos detalhes burocráticos e divulgado os confrontos do primeiro dia de competições. De 10 a 28 de setembro, ocorrem as disputas de basquete, futsal, handebol e vôlei. Em 9 de outubro, é a vez dos jogos de damas e xadrez. No dia 10, competem os mesatenistas. No dia 11, acontecem as provas de atletismo.

De 16 a 19, rolam as partidas finais dos esportes de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei). As modalidades de atletismo, damas, tênis de mesa e xadrez terão disputas de faixa etária única (7 a 15 anos, feminina e masculina); assim como os torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei (12 a 15 anos, feminina e masculina).

Dados – Os Jogos Escolares municipais tem um novo sistema de disputa no qual as equipes serão dividias por regiões dentro da Cidade. Os esportes de quadra (basquete, futsal, handebol e vôlei) serão disputados em duas fases: uma regional e outra final. Na regional, as escolas serão divididas em sul, norte e centro. As ganhadoras de cada região, mais as duas segundas melhores colocadas das duas regiões com o maior número de escolas participantes (por modalidade e gênero), avançam a etapa final. Os três primeiros colocados recebem medalhas e troféus. Outra novidade é que não haverá escola campeã geral do torneio, apenas vencedora por modalidade.

As escolas públicas (Município e Estado) e particulares devem registrar participação até o dia 8 de agosto, com ofício oficial da entidade sendo entregue na sede da SEEL (Rua João Balbino Correia, s/nº, Tupiry). Todas as informações da competição municipal serão divulgadas no site da Prefeitura www.praiagrande.sp.gov.br/pgnoticias, por meio dos boletins informativos da competição, produzidos pela SEEL.

Retrospecto – Em 2017, o grupo do Colégio Objetivo obteve o heptacampeonato (2017, 2016, 2015, 2014, 2013, 2012 e 2010) dos Jogos Escolares de Praia Grande. A turma do Bairro Tupi somou 194 pontos em 16 modalidades disputadas: atletismo, basquete, boliche, caratê, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, handebol, judô, natação, taekwondo, tênis de mesa, vôlei, xadrez, disputa de rainha e rei (miss e míster). Na sequência da classificação terminaram as turmas do Colégio Recanto Educacional (Bairro Boqueirão) com 168 pontos, Colégio França (Caiçara) com 149,5, Escola Municipal Professora Elza Oliveira de Carvalho (Glória) com 107, Escola Estadual Vila Tupi (Tupi) com 73,5, EE Professora Magali Alonso (Tupi) com 63,8 e Escola Celestin Freinet (Guilhermina) com 59.

 

Foto: Divulgação

saiba antes via instagram @revistamaissantos