PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Macaé é reeleito presidente do Sintracomos

Marcos Braz de Oliveira, o Macaé, foi reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) de Santos, Baixada e Litoral.

Dos 1.500 associados aptos, 595 foram √†s urnas, na quinta e sexta-feira (17 e 18), eleger a chapa √ļnica encabe√ßada pelo sindicalista, que vai para o quarto mandato n√£o consecutivo como presidente.

A elei√ß√£o renovou a diretoria em 45%, com 12 novos integrantes ‚Äúcheios de disposi√ß√£o para animar as lutas dos pr√≥ximos quatro anos e alavancar as campanhas salariais‚ÄĚ, segundo Maca√©.

A chapa, com 28 cargos, tem seis mulheres. Da atual diretoria, saíram 11 e um desistiu. Os eleitos comandarão o sindicato entre 12 de fevereiro de 2020 e 11 de fevereiro de 2024.

‚ÄúNa regi√£o, j√° fomos 60 mil trabalhadores. Hoje, n√£o passamos de 15 mil. Mais de 1,5 milh√£o perderam o emprego no pa√≠s‚ÄĚ, lamenta Maca√©, cr√≠tico das privatiza√ß√Ķes promovidas pelo governo.

‚ÄúO governo atual e o anterior t√™m operado para retirar direitos dos trabalhadores, enfraquecer os sindicatos e entregar o patrim√īnio nacional ao capital estrangeiro‚ÄĚ, avalia o dirigente.

Presidente pela quarta vez

Esta será a quarta vez de Macaé na presidência do sindicato. A primeira vez foi de 1998 a 2000, quando assumiu no falecimento do presidente José Luiz de Melo.

Em 2012, foi eleito presidente, fun√ß√£o que exerce at√© hoje. Desde quando entrou na diretoria, em 1989, como suplente, passou por v√°rios cargos, entre eles tesoureiro, vice-presidente e diretor de patrim√īnio.

Ainda com uma quantidade expressiva de representados, cerca de 15 mil, o Sintracomos é respeitado não apenas na baixada e litoral, mas em todo o estado paulista e diversos pontos do Brasil.

Formação da diretoria

Diretoria executiva: Marcos Braz de Oliveira, o Maca√©, presidente. Ramilson Manoel El√≥i, vice-presidente. Jo√£o Bras√≠lio Serragioli, secret√°rio-geral. Paula Liliane Monteiro Gomes ‚ÄėLika‚Äô, secret√°ria, Geraldino Cruz Nascimento, tesoureiro. Roberto Alves de Carvalho ‚ÄėBet√£o‚Äô, patrim√īnio. Laudelino de Oliveira Xavier ‚ÄėGa√ļcho‚Äô, sa√ļde e assistencial. Almir Marinho Costa, seguran√ßa, higiene e medicina do trabalho. Edson dos Santos ‚ÄėSan‚Äô, eventos e lazer.

Suplentes da executiva: Leandro C√©sar dos Santos, Eraldo Severino da Silva Filho, Lindencleber Marcelino Alberto, Kleber Ant√īnio Zuanette, Jo√£o Leandro da Silva, Lauro Pereira de Jesus J√ļnior, Jackson Jos√© Greg√≥rio, Jonilson Maia da Silva e Mayra de Almeida.

Conselho e federação

Conselho fiscal efetivo: Clóves Alexandrino de Jesus, Roque Tomé de Oliveira Neto e Francisco Carlos Oliveira Silva. Suplentes: Leilaine Ribeiro da Silva, Maurizea dos Santos e Walquíria das Dores Oliveira do Nascimento.

Delegados na federa√ß√£o efetivos: Maca√© Marcos Braz de Oliveira e Winiston Bitencourt Santos. Suplentes: Fernando Ferreira de √Āvila e √āngela Maria Martins Campan√°rio.