REGIÃO 

Marcos Braz de Oliveira, o Macaé, foi reeleito presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil, Montagem e Manutenção Industrial (Sintracomos) de Santos, Baixada e Litoral.

Dos 1.500 associados aptos, 595 foram às urnas, na quinta e sexta-feira (17 e 18), eleger a chapa única encabeçada pelo sindicalista, que vai para o quarto mandato não consecutivo como presidente.

A eleição renovou a diretoria em 45%, com 12 novos integrantes “cheios de disposição para animar as lutas dos próximos quatro anos e alavancar as campanhas salariais”, segundo Macaé.

A chapa, com 28 cargos, tem seis mulheres. Da atual diretoria, saíram 11 e um desistiu. Os eleitos comandarão o sindicato entre 12 de fevereiro de 2020 e 11 de fevereiro de 2024.

“Na região, já fomos 60 mil trabalhadores. Hoje, não passamos de 15 mil. Mais de 1,5 milhão perderam o emprego no país”, lamenta Macaé, crítico das privatizações promovidas pelo governo.

“O governo atual e o anterior têm operado para retirar direitos dos trabalhadores, enfraquecer os sindicatos e entregar o patrimônio nacional ao capital estrangeiro”, avalia o dirigente.

Presidente pela quarta vez

Esta será a quarta vez de Macaé na presidência do sindicato. A primeira vez foi de 1998 a 2000, quando assumiu no falecimento do presidente José Luiz de Melo.

Em 2012, foi eleito presidente, função que exerce até hoje. Desde quando entrou na diretoria, em 1989, como suplente, passou por vários cargos, entre eles tesoureiro, vice-presidente e diretor de patrimônio.

Ainda com uma quantidade expressiva de representados, cerca de 15 mil, o Sintracomos é respeitado não apenas na baixada e litoral, mas em todo o estado paulista e diversos pontos do Brasil.

Formação da diretoria

Diretoria executiva: Marcos Braz de Oliveira, o Macaé, presidente. Ramilson Manoel Elói, vice-presidente. João Brasílio Serragioli, secretário-geral. Paula Liliane Monteiro Gomes ‘Lika’, secretária, Geraldino Cruz Nascimento, tesoureiro. Roberto Alves de Carvalho ‘Betão’, patrimônio. Laudelino de Oliveira Xavier ‘Gaúcho’, saúde e assistencial. Almir Marinho Costa, segurança, higiene e medicina do trabalho. Edson dos Santos ‘San’, eventos e lazer.

Suplentes da executiva: Leandro César dos Santos, Eraldo Severino da Silva Filho, Lindencleber Marcelino Alberto, Kleber Antônio Zuanette, João Leandro da Silva, Lauro Pereira de Jesus Júnior, Jackson José Gregório, Jonilson Maia da Silva e Mayra de Almeida.

Conselho e federação

Conselho fiscal efetivo: Clóves Alexandrino de Jesus, Roque Tomé de Oliveira Neto e Francisco Carlos Oliveira Silva. Suplentes: Leilaine Ribeiro da Silva, Maurizea dos Santos e Walquíria das Dores Oliveira do Nascimento.

Delegados na federação efetivos: Macaé Marcos Braz de Oliveira e Winiston Bitencourt Santos. Suplentes: Fernando Ferreira de Ávila e Ângela Maria Martins Campanário.

saiba antes via instagram @revistamaissantos