PUBLICIDADE

2.0 - REGIÃO

Médicos deverão priorizar genéricos em seus receituários em Guarujá

A C√Ęmara de Guaruj√° aprovou, no √ļltimo dia 26, o Projeto de Lei 234/2019, de autoria do vereador Joel Agostinho de Jesus (MDB), que trata sobre a prescri√ß√£o de medicamentos gen√©ricos por profissionais da rede municipal de sa√ļde.

De acordo com o texto aprovado, os médicos deverão, sempre que possível, priorizar a indicação de medicamentos genéricos a seus pacientes. Além de passarem por rigorosos testes, que comprovam sua eficácia e qualidade, os genéricos são mais baratos e garantem maior custo benefício aos consumidores.

Diferentemente dos rem√©dios ditos ‘de marca’ (ou seja, patenteados), os medicamentos gen√©ricos s√£o vendidos sem nome comercial. Eles s√£o nominados apenas pelo princ√≠pio ativo, mas t√™m caracter√≠sticas iguais e produzem os mesmos efeitos que um original.

O autor da proposta argumenta que os pacientes devem ter direito de optar pelo rem√©dio mais em conta. ‚ÄúO cidad√£o deve conhecer os medicamentos gen√©ricos e ter acesso aos mesmos, pois ele pode substituir o medicamento de marca com a garantia do mesmo efeito terap√™utico, por um pre√ßo muito menor‚ÄĚ, enfatiza o Vereador Joel Agostinho.

Tr√Ęmite

Com a aprovação dos vereadores, o texto agora foi encaminhado para a análise do prefeito Válter Suman (PSB), a quem caberá sancioná-lo ou vetá-lo. Se sancionado, torna-se lei e entra em vigor a partir da data de publicação no diário oficial.

Para ter acesso à íntegra do projeto, clique:

https://consulta.siscam.com.br/camaraguaruja/arquivo?Id=47392